Centro Municipal de Prevenção ao Câncer reforça atendimento aos sábados

Saúde e Bem EstarCMPC

Centro Municipal de Prevenção ao Câncer reforça atendimento aos sábados

No último sábado, dia 18, foram realizados cerca de 200 atendimentos.

Foto: Fátima Brandão

Para ampliar a oferta de serviços, reforçar os atendimentos e facilitar o acesso à assistência em saúde para a prevenção do câncer aos usuários do SUS, a Prefeitura, por meio da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, incrementou as ações de saúde do município ao oferecer atendimentos em caráter especial no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC). No último sábado, dia 18, foram realizados cerca de 200 atendimentos, das 7h às 13h.

O sucesso da iniciativa se reflete nos números de atendimentos para a demanda reprimida, que aguardava na fila de espera para consultas e exames no CMPC. De janeiro a abril deste ano, foram realizados um total de 17.119 procedimentos. Destes, 5.777 foram exames de ultrassonografia, 1.485 exames preventivos, 1.988 consultas ginecológicas/obstétricas, 894 atendimentos urológicos e 740 eletrocardiogramas (ECG), entre outras especialidades em consultas e exames ginecológicos.

O CMPC também realiza, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, atendimentos especializados para homens. De acordo com Kênia Lasse, coordenadora do CMPC, os maiores beneficiados são os idosos, que passaram a receber um atendimento com mais comodidade, rapidez e diagnóstico mais preciso.

"Esse trabalho foi iniciado com o intuito de reduzir a demanda reprimida que havia na unidade por exames específicos e consultas especializadas. Mas foi o olhar da gestão para os usuários que tornou esse atendimento fundamental para quem tem dificuldades de acesso aos serviços de saúde durante a semana, no horário normal das unidades", afirma Kênia Lasse.

Para Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, esses dados são fundamentais para direcionar estratégias de atendimento e prevenção.

"A prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo os pilares fundamentais no combate ao câncer. Nossa intenção é atender a todos que precisam dos serviços do CMPC", ressalta Gilberte.

O que funciona no sábado

Dentro da estrutura disponibilizada para a população aos sábados, os usuários puderam realizar exames como ultrassonografia transvaginal, preventivos, ECG (eletrocardiograma) e atendimento clínico. Além disso, o CMPC oferece 28 especialidades entre consultas e exames, incluindo atendimento especializado para mulheres em situação de risco, serviços de psicologia e serviço social.

Localização: Rua Barão do Rio Branco, 621 – Centro. Contato: (75) 3602-7338 / 3602-7339 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 24 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/