Chuvas de verão podem aumentar risco de proliferação do mosquito da dengue

Saúde e Bem EstarAlerta

Chuvas de verão podem aumentar risco de proliferação do mosquito da dengue

A melhor forma de prevenir é eliminando a água parada 

Crédito: Raylle Ketlly/Secom/PMFS
A chegada do verão e das chuvas típicas desse período acendem o sinal de alerta para redobrar as medidas de combate à dengue. A estação mais quente do ano é considerada um dos momentos favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti causador das arboviroses - Dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, os moradores devem ficar atentos aos locais que podem favorecer o acúmulo de água nas residências.

"Após as chuvas, a orientação é verificar se na casa tem algum lugar ou vasilha que encheu de água. É importante que além de jogar fora essa água acumulada, esse local seja lavado com sabão, cloro e o lado áspero da bucha porque os ovos não são vistos a olho nu", alertou.

A coordenadora ainda explica que a alta temperatura pode acelerar o desenvolvimento do Aedes Aegypti, uma vez que os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos.

"Com uma quantidade maior de mosquitos, aumenta o risco de contaminação. A melhor forma de prevenir é eliminando a água parada. É mais que necessário verificar, por exemplo, os vasos de plantas e adicionar terra. Além disso, também devemos manter a higiene dos ambientes em dia. São medidas simples que fazem uma grande diferença", orienta a coordenadora. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/