CMDI realizou quase 40 mil mamografias nos últimos cinco anos

Saúde e Bem EstarDiagnóstico e prevenção

CMDI realizou quase 40 mil mamografias nos últimos cinco anos

Houve um aumento de 80% na quantidade de mamografias realizadas

Crédito: Divulgação

No Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI), o número de mamografias realizadas tem sido um indicador importante para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre os anos de 2018 e fevereiro de 2024, foram realizadas mais de 39 mil mamografias, sendo que apenas nos primeiros dois meses deste ano foram realizadas 1.801.

Comparando os anos de 2018 e 2023, houve um aumento significativo de 80% na quantidade de mamografias realizadas. Para Angela Fraga, técnica de enfermagem, a importância de realizar o exame de mamografia vai além da prevenção. "Diagnosticar o câncer precocemente aumenta consideravelmente as chances de tratamento eficaz e recuperação. É essencial que as mulheres estejam atentas à sua saúde e realizem os exames preventivos regularmente", afirmou.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2023 foi de 73.610 casos novos de câncer de mama no Brasil. Até fevereiro de 2024 foram diagnosticados 7 casos positivos para câncer de mama no CMDI, enquanto em todo o ano de 2023 foram 39 casos. Esses números destacam a eficácia do exame na identificação precoce da doença, permitindo um tratamento mais assertivo e aumentando as chances de cura.

Solange Santos, 61 anos, destaca a tranquilidade e importância do exame. "Não tenho histórico familiar de câncer de mama, mas entendo a importância de manter os exames em dia. Para mim, o exame é tranquilo e necessário para garantir minha saúde".

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, ressalta a relevância do aumento das mamografias e do diagnóstico precoce para a saúde das mulheres. "Investir em exames preventivos como a mamografia é fundamental para garantir maior conforto e qualidade de vida das mulheres. Continuaremos trabalhando para ampliar o acesso a esses serviços e conscientizar sobre a importância da prevenção".

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/