Dentistas são capacitados para tratamento odontológico em gestantes no pré-natal

Saúde e Bem EstarSaiba mais

Dentistas são capacitados para tratamento odontológico em gestantes no pré-natal

Foram abordados temas como diagnóstico de gengivite e doença periodontal

Crédito: Reprodução/Secom/PMFS

Os dentistas da rede municipal de saúde foram capacitados nesta quinta-feira (23) para realizar o diagnóstico e o tratamento odontológico adequado em pacientes gestantes. O evento também teve como objetivo apresentar os indicadores do Previne Brasil e atualizar os profissionais sobre a importância das ações preventivas e educativas focadas na saúde bucal.

Foram abordados temas como o diagnóstico de gengivite e doença periodontal e necessidade de tratamento, orientações sobre higiene bucal da gestante e do bebê, tratamentos durante a gestação, hábitos alimentares, entre outros assuntos relacionados à saúde odontológica durante a gravidez.

De acordo com Cristina Rosa, coordenadora da Divisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento e diferenciar verdades e mitos sobre o atendimento odontológico da paciente gestante.

"O pré-natal odontológico tem a função de cuidar, educar e orientar a mulher sobre a importância da manutenção da saúde bucal da mamãe e do bebê, durante todos os ciclos de vida. Cabe ao dentista orientar a mulher e a família sobre a importância desta fase, da amamentação e da vacinação, além de fazer consultas para avaliação geral da saúde bucal", explicou a coordenadora.

Em Feira de Santana, o atendimento odontológico é ofertado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) Célia Pamponet localizado no bairro George Américo e no Maria de Lourdes Suzarte, situado na Praça Tiradentes, mais conhecida como Praça do Gastão.

Caso a gestante necessite de tratamento especializado, para ser atendida em um dos CEOs, a paciente deve passar pela consulta odontológica em uma das Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliação da necessidade de atendimento especializado. Os encaminhamentos são feitos através da ficha de referenciamento. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/