Diabéticos têm um grande risco de desenvolver hipertensão

Saúde e Bem EstarComplicações agravadas

Diabéticos têm um grande risco de desenvolver hipertensão

O paciente hipertenso precisa ter um estilo de vida saudável. 

Foto: Danielly Freitas/ Secom

Cerca de 3 mil pacientes recebem assistência especializada no Centro de Atendimento aos Diabéticos e Hipertensos (CADH) de Feira de Santana. O serviço ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde é destinado a pacientes com complicações agravadas.

A enfermeira referência técnica do centro, Andreia Silva, relata que uma grande parte das pessoas atendidas com diabetes também possuem a hipertensão, de forma simultânea. Ela explica que o sangue com maiores níveis de açúcar colabora para o enrijecimento das artérias, o que provoca o aumento da pressão arterial.

"É importante que a pessoa com hipertensão faça o acompanhamento de saúde nas unidades localizadas próximas de casa. Caso ocorra um agravamento da doença, a própria unidade faz o encaminhamento dessa paciente para o CADH. Por ser uma doença que causa riscos ao coração, a exemplo do infarto, não pode e nem deve ser negligenciada", frisou Andreia Silva.

A nutricionista da Secretaria de Saúde, Katia Simões, ressalta que o paciente hipertenso precisa ter um estilo de vida saudável. "Diminuir o uso de sal e alimentos ultraprocessados, escolher especiarias ao invés de temperos prontos com alto teor de sódio, manter o controle do peso e moderar o consumo de bebidas alcoólicas são passos necessários para quem deseja melhorar a qualidade de vida", ressalta.

O CADH dispõe de uma equipe multiprofissional formada por endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiros. Além disso, é oferecido atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 14 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/