Especialista explica que obesidade está entre principais causas da diabetes

Saúde e Bem EstarAlerta

Especialista explica que obesidade está entre principais causas da diabetes

Hábitos saudáveis e medicamentos que ajudam no controle 

Crédito: Marcelo Seabra/Agência Pará
Nesta segunda-feira (14), foi celebrado o Dia Mundial de Combate e Prevenção do Diabetes. "Diabetes é um distúrbio endócrino metabólico caracterizado basicamente pela elevação sustentada dos níveis de glicose/açúcar em nossa corrente sanguínea. Esse distúrbio é decorrente de um mau funcionamento do pâncreas, glândula que é responsável por produzir alguns hormônios e dentre eles, a insulina, hormônio fundamental para a manutenção e estabilização dos níveis de açúcar em nosso sangue", explicou o Drº Agenor Paiva, médico endocrinologista.

O Dr° Agenor Paiva, alertou ainda que nas últimas décadas, tem-se notado uma enorme incidência dos casos de Diabetes a nível mundial, não diferentemente aqui no Brasil. "O que temos visto é um aumento da quantidade de diagnósticos de Diabéticos em praticamente todas as faixas etárias. Crianças e adolescentes, adultos, jovens e também idosos".

Causas e fatores

O Diabetes tem um forte fator hereditário, genético, então os indivíduos que têm familiares com Diabetes, têm um risco de desenvolver Diabetes ao longo de sua vida. Pessoas que são portadoras de hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia, que é o aumento da circulação de gorduras na corrente sanguínea e mulheres que têm síndrome do ovário policístico, também têm um risco aumentado de desenvolver o diabetes.

Atualmente, a obesidade é considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do Diabetes. "Nesses casos temos que agir rapidamente, orientamos uma mudança drástica de hábitos de vida e isso significa: prática frequente e contínua de atividades físicas, mudança de hábitos alimentares com escolhas melhores nas alimentações, controle do estresse, melhoria da qualidade do sono. Além disso, temos no tratamento hoje, um arsenal muito importante para tratar o diabético desde um diagnóstico inicial até casos mais antigos, que vão desde o uso de comprimidos, medicações injetáveis ou até alguns tipos de cirurgias", concluiu o médico. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/