Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a emitir carteira virtual de identificação para autistas

Saúde e Bem EstarSaiba Mais

Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a emitir carteira virtual de identificação para autistas

De setembro de 2023 até março deste ano, a plataforma já emitiu 565 documentos

Danielly Freitas/PMFS

Nesta terça-feira (2), é celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Na Bahia, Feira de Santana foi a primeira cidade a ofertar a carteira de identificação, na modalidade virtual, para os portadores do espectro.

De setembro de 2023 até março deste ano, a plataforma já emitiu 565 documentos. Para a secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, o serviço que oferece a emissão gratuita, de forma simples, representa o compromisso da pasta na garantia dos direitos das pessoas autistas.

"Quando trata-se de ideias inovadoras para facilitar a vida da população, Feira sai na frente. Um exemplo disso é essa carteira virtual desenvolvida pela Prefeitura. É uma vantagem exclusiva para quem reside em Feira e foi criada para assegurar os benefícios previstos na lei municipal nº 3932/2019", ressaltou.

A solicitação da carteira é feita por meio do endereço eletrônico autismo.feiradesantana.ba.gov.br. Nele, pessoas autistas com mais de 18 anos que tenham autonomia podem preencher as informações do requerimento. Já no caso de crianças e adolescentes, o trâmite deve ser feito pelos pais ou responsáveis.

Documentos exigidos para emissão

Para obter a carteira, é necessário efetuar um cadastro fornecendo todos os dados do usuário e do responsável (quando menor de idade). As pessoas que não têm acesso facilitado à internet devem procurar o setor de Serviço Social da SMS para receber auxílio.

Entre os documentos requisitados estão o RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia recente da pessoa com transtorno, um laudo médico digitalizado que contenha informações do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável, bem como um exame de tipo sanguíneo. Todos eles digitalizados para maior comodidade.

Por: PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 30 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/