Feira de Santana tem em média 950 casos de influenza por mês

Saúde e Bem EstarAlerta

Feira de Santana tem em média 950 casos de influenza por mês

Casos de influenza disparou na cidade 

Crédito: Roberta Costa
De acordo com a Secretaria de Saúde o número de casos de influenza disparou em Feira de Santana, no primeiro trimestre deste ano. Outras síndromes gripais também aumentaram e causaram aumento da procura por atendimento nas UPAs e Policlínicas da cidade.

A cabeleireira Maria Luiza Rodrigues, reclama dos fortes sintomas gerados pela virose. "Calafrio, febre, muita dor no corpo. A pessoa fica toda quebrada, muito debilitada. A sensação de piora vai tomando conta e os problemas respiratórios evoluem muito rápido", conta.

Neide Cerqueira, avó de Laura de 7 anos, diz que a criança é constantemente acometida por sintomas das síndromes gripais. "Constantemente ela fica gripada e também tem rinite alérgica, acredito que pegue na escola, ambiente que tem muitas crianças juntas. Quando um se recupera, logo aparece outro gripado que acaba passando para outras crianças", diz.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde e Sesab, a procura pelos serviços médicos têm aumentado em Feira de Santana e cada vez mais, aumenta os números de pacientes procurando atendimento nas unidades com sintomas gripais.

Ainda de acordo com os dados apresentados pelos órgãos de saúde, nos primeiros três meses deste ano, enquanto o número de casos de Covid-19 registrados chegou a 361, uma média de 120 casos por mês, os índices de influenza dispararam, foram de 2.866 casos, média de 955 por mês.

Vera Lúcia Galindo, coordenadora das UPAs e policlínicas de Feira falou que, "Agora no mês de março, entre confirmados e suspeitos, tivemos o triplo da quantidade do mês de janeiro, então estamos com mais de 1500 casos confirmados. O que a gente mais pega nas unidades é o tipo B do vírus da influenza, que é facilmente transmissível e que se não tratado, pode levar a complicações respiratórias e até a morte. Então a população tem que se vacinar, pois é comprovado que a vacina evita muitos males, inclusive, a morte. Vimos aí com a covid, o quanto diminuiu o número de pacientes e também o índice de letalidade após a vacinação", alerta.
Gripe (influenza)

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Tipo A - são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre. Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos. Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

Tipo B - infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/Yamagata e B/Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

Tipo C - infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativas à saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não é conhecido por infectar ou causar a doença em humanos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/