Fisioterapeuta alerta para peso das mochilas e postura dos alunos

Saúde e Bem EstarVolta às aulas

Fisioterapeuta alerta para peso das mochilas e postura dos alunos

Cuidados são importantes

Crédito: Divulgação
Com a volta às aulas, muitos pais e alunos estão preocupados com a saúde e bem-estar de seus filhos durante as atividades escolares. Uma das preocupações é a postura, que pode ser prejudicada com o uso de mochilas pesadas e a falta de atenção aos hábitos posturais. É fundamental estar atento aos cuidados com a postura e ao peso das mochilas escolares, para evitar problemas futuros.

Para alertar sobre esses cuidados, o fisioterapeuta neurofuncional Vinicius Oliveira, destaca a importância de se prevenir contra problemas de postura, especialmente em crianças e adolescentes. "A postura é fundamental para o desenvolvimento saudável da coluna vertebral e dos músculos que sustentam o corpo. Por isso, é importante estar atento aos hábitos posturais e evitar ao máximo a exposição a fatores que possam prejudicá-la", diz Vinicius, acrescentando que a volta às aulas é uma época de muitas mudanças e tendências.

Uma das principais questões é o peso das mochilas escolares. Segundo o fisioterapeuta, é fundamental que as mochilas não ultrapassem 10% do peso corporal da criança, para evitar problemas de postura e de saúde. "Além disso, é importante que a mochila tenha alças largas e acolchoadas, para que a distribuição do peso seja equilibrada e não prejudique a postura", acrescenta Vinicius.

Outro cuidado importante é evitar ficar sentado por longos períodos de tempo. Segundo Vinicius, é necessário levantar e se alongar a cada hora de estudo, para evitar tensões musculares e dores na coluna vertebral. "Também é importante escolher uma cadeira confortável e adequada à altura da mesa, para que a postura seja correta e evite problemas futuros", ressalta o fisioterapeuta.

Além disso, o fisioterapeuta destaca a importância de evitar o uso excessivo de tecnologia, especialmente smartphones e tablets. Segundo ele, esses dispositivos resistentes a uma postura difícil e podem causar tensão muscular e dores de cabeça. "Por isso, é importante estabelecer horários para o uso da tecnologia e fazer pausas regulares para alongar e descansar", diz Vinicius. 

Crédito: Divulgação

Por fim, o fisioterapeuta destaca a importância da atividade física para manter uma postura saudável. Segundo ele, é necessário praticar exercícios físicos regularmente, para fortalecer os músculos e melhorar a postura. "Atividades como dança, yoga, natação e caminhada são ótimas opções para manter uma postura saudável. Além disso, essas atividades também ajudam a aliviar o estresse e melhorar o desempenho escolar", afirma Vinicius.

Para finalizar, o fisioterapeuta destaca a importância de prestar atenção aos sinais de alerta, como dores na coluna vertebral, nas pernas e nos braços. Segundo ele, esses sinais podem indicar problemas de postura e é importante procurar um especialista para avaliar e tratar a condição.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/