Frio intenso aumenta casos da síndrome do olho seco, diz especialista

Saúde e Bem EstarCuidados no inverno

Frio intenso aumenta casos da síndrome do olho seco, diz especialista

O excesso de telas interfere na lubrificação dos olhos 

Crédito: Divulgação

O inverno é considerado um dos períodos mais secos e frios do ano e a saúde dos olhos, nesse período, é algo para o qual precisamos estar atentos. De acordo com o oftalmologista, referência em Catarata na Bahia, Amilton Sampaio, desde o início da estação mais fria do ano, os prontuários dos pacientes em sua clínica mostram aumento na frequência de pacientes com a síndrome do olho seco, patologia que acomete mais de 40 milhões de brasileiros, em especial mulheres, e que se agravou bastante durante o período da pandemia devido à exposição em maior tempo às telas de computadores e celulares durante aulas remotas e vídeos chamadas.

O especialista explica que o excesso de telas interfere na lubrificação dos olhos pelo fato de piscarmos menos diante do computador ou celular. Porém, Amilton Sampaio chama a atenção para o fato de esta síndrome ser uma doença que, independente de telas, se acentuar no inverno ou pelas próprias condições o ambiente em que as pessoas se encontram. "As baixas temperaturas contribuem para o ressecamento dos olhos. Além disso, geralmente, as pessoas que trabalham com telas, fazem isso em ambientes com ar condicionado e isso acaba afetando a lubrificação natural dos olhos. A dica é aumentar a frequência do piscar os olhos para reduzir os sintomas", salientou Dr. Amilton.
Crédito: Divulgação

Os sintomas da síndrome do olho seco são sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, fotofobia e visão embaçada. É importante ressaltar que a falta de lubrificação na superfície dos olhos predispõe a outras complicações, a exemplo de lesões na lente externa do olho, a córnea, e à blefarite, inflamação crônica das pálpebras e isso só pode ser diagnosticado a partir de uma consulta com um especialista. Durante o inverno, também existe uma grande chance de contrair conjuntivite viral, principalmente, se a pessoa permanece em ambientes fechados. "Isso porque o frio espalha vários tipos de vírus no ar e a diminuição da lágrima deixa os olhos mais expostos", alerta o médico.


As recomendações do oftalmologista Amilton Sampaio para você manter os olhos lubrificados são: nas telas, piscar voluntariamente com maior frequência, descansar olhando para um ponto distante a cada 20 minutos; posicionar o computador abaixo da linha dos olhos; evitar coçar os olhos; usar lubrificantes receitados pelo médico oftalmologista e lavar as pálpebras com shampoo neutro.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/