Menino aguarda há 3 meses por cirurgia de urgência em Feira de Santana

Menino aguarda há 3 meses por cirurgia de urgência em Feira de Santana

Segundo mãe, só há uma anestesista na unidade para esse tipo de procedimento.

O garoto Kaio Fonseca da Silva Barreto, de 8 anos, necessita realizar uma cirurgia no Hospital Estadual da Criança (HEC), devido a uma condição chamada criptorquidia, que ocorre quando a criança nasce com os testículos fora da bolsa escrotal.

Segundo a mãe do garoto, Flávia Fonseca da Silva Barreto, em entrevista ao Folha do Estado, o filho aguarda a cirurgia já há 3 meses, desde quando o diagnóstico foi dado pelos médicos.

"Ele foi atendimento com um médico no mês de setembro, que disse que precisa realmente fazer a cirurgia. Ele nasceu com o testículo fora do saco escrotal, então está no canal e nunca voltou para o lugar. Fiz os exames que a médica pediu, para levar no retorno e esperar eles me chamarem para fazer a cirurgia. Só que depois de 3 meses até hoje eles não me chamaram, já procurei saber, e eles não dão previsão", explicou a dona de casa.

Ela disse ainda que, de acordo com informações do próprio hospital, só há uma anestesista na unidade para esse tipo de procedimento e muitas crianças também estão aguardando na fila serem chamadas.

"Segundo eles me dizem só tem uma médica anestesista para poder fazer esse procedimento, então eles estão atendendo casos de urgência e as pessoas que estão fila não estão tendo retorno. Eu peço ajuda para poder fazer a cirurgia do meu filho, porque o lugar onde está o ovinho dele não pode ficar fora do saquinho, por conta da temperatura. E eles alegam também que tem muita criança na frente", lamentou. 

Em nota, o Hospital Estadual da Criança informou que, diante do número recorde de atendimentos na emergência, a unidade tem direcionado esforços para atender à crescente demanda de alta complexidade, ou seja, de casos graves e complexos. 

Ainda conforme o HEC, muito em breve, com redução dos casos graves, os esforços serão direcionados também para as cirurgias eletivas, de menor complexidade. "O HEC reitera a excelência no atendimento e cuidado assistencial a todos os pacientes. O hospital preza por atendimento de qualidade. Para prestar assistência humanizada, garantindo boas práticas e a segurança na atenção às crianças e gestantes da Bahia, conta com mais de 20 especialidades pediátricas e uma equipe multidisciplinar capacitada", declarou através de nota.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/