​Hemoba amplia horário de funcionamento aos sábados

Saúde e Bem EstarBahia

​Hemoba amplia horário de funcionamento aos sábados

Em relação ao ano passado, caiu o número de candidatos à doação de sangue 

Crédito: Divulgação

Diante das expectativas do aumento de demanda nos hospitais e a diminuição de candidatos à doação de sangue no período de final do ano, a Hemoba mudou o horário de funcionamento aos sábados no Hemocentro Coordenador, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. A unidade estará aberta das 7h30 às 16h30, em vez de apenas pela manhã. O novo horário, válido a partir desse sábado (3), amplia o período para que os candidatos e os grupos agendem sua doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Em relação ao ano passado, caiu o número de candidatos à doação de sangue durante a Semana Nacional do Doador na Bahia. Foram 4.424 candidatos em 2022, enquanto em 2021 se apresentaram 5.311, uma queda de cerca de 20%. Para o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, vários fatores influenciam na redução de doadores neste período, como as comemorações da Copa do Mundo, as chuvas, férias escolares, aumento dos casos de Covid 19, um dos fatores de inaptidão provisória, e a consequente diminuição das visitas familiares nos hospitais, que afeta o contato para captação da doação de sangue.

Critérios para doação de sangue

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Prazo das vacinas

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação por 07 dias. Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a sua total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/

Cron Job Iniciado