Hospital da Mulher registra aumento no percentual de partos normais

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Hospital da Mulher registra aumento no percentual de partos normais

Estatística equivale aos últimos dois anos 

Crédito: Divulgação

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) registrou um aumento significativo no número de partos normais realizados entre os anos de 2022 e 2023. Durante esse período, a unidade apresentou um aumento de 15% na realização de partos normais em comparação aos partos realizados por meio de cirurgias, seguindo sempre as recomendações médicas.

De acordo com os dados da Fundação Hospitalar, autarquia municipal responsável pela administração do Hospital da Mulher, no período de janeiro a dezembro de 2023, foram realizados 4.004 partos normais, em contraste com os 3.430 partos cesáreas registrados no mesmo período. Esses números representam um crescimento em relação a 2022, quando foram realizados 4.079 partos normais e 3.422 cesáreas.

O Hospital da Mulher é reconhecido como a maior maternidade do interior da Bahia, oferecendo atendimento 24 horas e acolhendo pacientes de 80 cidades pactuadas com a saúde do município. Mulheres de diversas localidades têm encontrado na instituição a oportunidade de dar à luz com segurança tanto para elas quanto para seus recém-nascidos.

Viviane de Jesus Pires, moradora do bairro Queimadinha, compartilhou sua experiência enquanto se preparava para um parto cesárea. Com uma gestação marcada por hipertensão arterial e diabetes, Viviane enfrentou muitas dificuldades, mas expressou gratidão pela oportunidade de dar à luz com segurança no Hospital da Mulher.

Para Taiane Ribeiro de Oliveira, moradora do distrito de Maria Quitéria, o cenário foi diferente. Após uma gestação tranquila, Taiane foi surpreendida por complicações durante sua última consulta médica, que a levaram a uma cesárea de emergência no Hospital da Mulher.

A taxa de cesáreas no Brasil tem chamado a atenção das autoridades de saúde, com números que superam as recomendações da Comunidade Médica Internacional. Segundo a OMS, a taxa de cesáreas no país é de 55%, muito acima do ideal preconizado entre 10% e 15%. A Fundação Hospitalar reconhece a necessidade de melhorar esses índices, mas destaca que o alto número de cesáreas se deve, em parte, ao fato de o Hospital da Mulher ser a única maternidade da região com atendimento 24 horas, atendendo não apenas Feira de Santana, mas também outras cidades que não possuem serviços obstétricos.

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, ressaltou a importância de continuar trabalhando para garantir um atendimento obstétrico de qualidade, promovendo o parto vaginal seguro e incentivando a redução das taxas de cesáreas, conforme as diretrizes da OMS. Nos últimos dez anos, o Hospital da Mulher realizou aproximadamente 400 mil atendimentos, incluindo cerca de 39 mil partos normais e 35 mil cesáreas. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/