Mais de 1.500 pessoas estão em tratamento contra Hepatites na rede municipal de saúde em Feira

Saúde e Bem EstarHepatites Virais

Mais de 1.500 pessoas estão em tratamento contra Hepatites na rede municipal de saúde em Feira

Uma ação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais foi realizada hoje, voltada a profissionais de saúde. 

Mais de 1.500 pessoas estão em tratamento contra Hepatites Virais na rede municipal de saúde, em Feira de Santana. A informação foi passada pelo secretário da pasta, Rodrigo Matos, durante uma ação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, voltada a profissionais de saúde.

O evento, que faz parte da Campanha Junho Amarelo, teve por objetivo a conscientização voltada aos funcionários do órgão, sobre as formas de prevenção e tratamentos disponíveis no município, através da Secretaria de Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, em Feira de Santana, o Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE), situado no centro da cidade, é a unidade que disponibiliza todo o tratamento para as hepatites à população, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

No local, os pacientes são acompanhados com medicamentos de alto custo e terapias por meio de uma equipe multidisciplinar.

"O Junho Amarelo é um momento de reflexão, porque a hepatite é uma doença que tem tratamento, tem cura, prevenção, então os profissionais precisam ter a noção que é um problema importante do ponto de vista epidemiológico, mas que existem formas de prevenir a partir de métodos seguros durante a relação sexual, a questão da vacinação e o tratamento. Feira de Santana possui um centro que trata as hepatites com medicamentos, atendimento multidisciplinar e os agentes da saúde precisam estar atentos a isso, para que possam orientar as pessoas da comunidade."

Ele informou ainda que em breve o CSE passará por uma reforma para melhor atender aos pacientes.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"Temos um sistema robusto de tratamento, uma unidade especializada, que em breve passará por uma reforma, que é ali no CSE, o prefeito já autorizou. Mas falta o processo de licitação e em breve teremos um grande lançamento. Atualmente, são 780 pessoas em tratamento contra a hepatite B e 808 pacientes tratando a Hepatite C, com medicamentos de alto custo, terapias multidisciplinares, com todo acolhimento", afirmou.

O secretário, que também é médico, destacou que existem diferentes tipos de hepatites, as quais necessitam de tratamentos diferenciados.

"A Hepatite A geralmente o paciente sente um mal-estar, como diarreia, e é autolimitada. Pode haver agravamento, mas é algo raro. As hepatites B e C é que são as mais comuns do ponto de vista crônico e há um número maior de infectados. A inflamação no fígado pode levar à cirrose hepática ou até o câncer de fígado, que pode gerar muito mais complicações. Portanto, a prevenção é o melhor caminho."

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 15 Setembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/