Mais de 20 mil pacientes diabéticos são monitorados por unidades de saúde

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Mais de 20 mil pacientes diabéticos são monitorados por unidades de saúde

Pacientes cadastrados recebem as fitas de glicemia

Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira (14), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Em Feira de Santana, aproximadamente 21 mil diabéticos são monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).

Ao ser diagnosticado com a doença, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima onde será avaliado pela equipe médica ou de enfermagem. Caso esteja dentro dos critérios, é feito o cadastro e a entrega das fitas de glicemia - item indispensável para monitorar com precisão o valor de açúcar no sangue.

Esse suporte oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde é destinado apenas aos pacientes diabéticos de Feira de Santana que estão cadastrados no programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), vinculado ao Sistema Único de Saúde- SUS.

A enfermeira referência técnica em Hiperdia, Vanessa Freitas, relata que o diabetes tipo 2 é o mais comum nas unidades. "Os pacientes diagnosticados devem se cadastrar no programa Hiperdia para receber assistência. Disponibilizamos consulta de enfermagem, consulta médica e dispensação de medicações e materiais, caso seja necessário", ressaltou.

Já os pacientes que tenham complicações agravadas pela diabetes podem ser tratados pelo Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh). No local são oferecidas consultas com a equipe multiprofissional (endocrinologista, cardiologista, neurologista, nutricionista, assistente social, clínico geral e enfermeiro), atendimento de fisioterapia, curativos e farmácia. O órgão funciona na Rua Elpídio Nova, nº 272, bairro São João, das 7h às 17h, sem intervalo.

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/