Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos

Saúde e Bem EstarPrevenção do HIV

Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos

 Medicamento reduz o risco de transmissão do vírus em 99,9% com apenas duas aplicações anuais

Foto: Reprodução/Freepik

África do Sul, Essuatíni e Zâmbia começaram a administrar o Lenacapavir, medicamento utilizado para prevenção do HIV, nesta segunda-feira (1°). O medicamento reduz o risco de transmissão do vírus em quase 100% com apenas duas aplicações anuais.

Esse é considerado um dos primeiros usos reais do medicamento em países de baixa e média renda, com apenas 5 meses após a aprovação pela Food and Drug Administration, entidade federal responsável pela administração de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos.

A África é o continente mais afetado pelo HIV no mundo, onde um em cada cinco adultos vive com o vírus. O início da aplicação foi supervisionado pela unidade de pesquisa da Universidade de Wits, como parte de uma iniciativa financiada pela agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a Unitaid, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está integrando o lenacapavir em clínicas em sete cidades para reduzir as barreiras de acesso à saúde para populações vulneráveis. O projeto tem como foco alcançar homens que fazem sexo com homens, pessoas transgênero e não binárias, incluindo adolescentes.

O HIV e a Aids

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ataca as células do sistema imunológico – a defesa do corpo contra doenças – e enfraquece a capacidade do organismo de combater infecções e alguns tipos de câncer. Como o vírus destrói e prejudica a função das células imunológicas, os indivíduos infectados tornam-se gradualmente imunodeficientes e, consequentemente, vulneráveis a infecções oportunistas e cânceres. O estágio mais avançado da infecção pelo HIV é a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), que pode levar de dois a 15 anos para se desenvolver, dependendo do indivíduo.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 02 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/