Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre dengue

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Médicos e enfermeiros participam de capacitação sobre dengue

Evento aconteceu nesta quinta, 16, no auditório da SMS 

Crédito: Danielly Freitas/Secom/PMFS
Nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou capacitação sobre a dengue para médicos e enfermeiros que atuam na rede. O evento, que ocorreu no auditório da SMS, teve como objetivo orientar os profissionais para identificar casos suspeitos, sinais de alarme e fazer o manejo adequado dos pacientes.

De acordo com a infectologista Melissa Falcão, a dengue é uma doença tratável de forma econômica e eficaz, pois é baseada na hidratação do infectado. A médica ainda alerta sobre o risco de automedicação.

"Quando a pessoa apresenta um estado febril, é importante que procure a unidade de saúde do seu bairro para receber as orientações iniciais e ser encaminhada. Febre, dor no corpo e ao redor dos olhos podem indicar dengue. Ao notar esses sintomas, é preciso aumentar a hidratação, mas é o profissional de saúde que vai orientar, por exemplo, a não utilizar remédios anti-inflamatórios, hábito muito comum que pode aumentar o risco de sangramento", advertiu.

Segundo a enfermeira do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - CIEVS, Neuza Santos, este período sazonal, alternando entre momentos de chuva e sol intenso, contribui para a disseminação do mosquito Aedes aegypti.

"A dengue é uma doença que já se alastra há mais de 30 anos no Brasil, e a gente precisa fazer sempre esses momentos de atualização e treinamento para verificar o protocolo, ficar por dentro das novidades, além de debater as fragilidades e discutir como a gente pode melhorar os atendimentos", ressaltou.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, avalia o combate à dengue como um trabalho multiprofissional em parceria com a comunidade. "Medidas simples, como verificar se o seu quintal tem um vaso que pode acumular água, faz toda a diferença quando falamos de dengue. O canal 156 da Prefeitura continua disponível para receber as denúncias de possíveis locais com foco. É fundamental o apoio dos moradores porque uma notificação desse tipo salva vidas", destacou. 

Com informações da Secom/PMFS. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/