Novembro Azul: 300 homens participam de triagem para exames no HGCA

Saúde e Bem Estar​Feira de Santana

Novembro Azul: 300 homens participam de triagem para exames no HGCA

Mutirão foi promovido pelo Hospital Clériston Andrade 

Crédito: Divulgação

Uma manhã totalmente atípica no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), quase 300 homens de Feira de Santana e região , compareceram à unidade, na manhã desta quinta-feira (10) para agendamento de consultas e exames para rastreio de câncer de próstata e de colorretal. A ação faz parte da campanha mundial Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, em especial com a prevenção ao câncer de próstata.

De acordo com os organizadores do evento, a quantidade de participantes superou a expectativa, ver tantos homens interessados em prevenção e cuidado com a saúde foi surpreendente. "Diante do sucesso e da presença de público este será sem dúvida um evento que entrará no calendário anual do HGCA", afirmou Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral.

O encontro estava marcado para às 9 horas, porém logo cedo, antes mesmo das 7h, a recepção do HGCA 2, estava com grande movimentação de pessoas chegando. "Somos um hospital de urgência e emergência, voltado para os atendimentos de traumas e acidentes, no entanto como uma unidade de saúde importante e que vem ampliando cada vez mais seus serviços, sentimos a necessidade de contribuir para está tão importante campanha de prevenção ao câncer de próstata que é o Novembro Azul", afirmou Dr. Karlos Figueredo, diretor médico do HGCA.

O atividade contou com uma roda de conversa com Dr. Eduardo Cerqueira (urologista), Karlos Figueredo (Diretor-médico), Ligia Ximenes (Fisioterapeuta Urológica), Rafaela Moreira (Enfermeira do CHDI). Que falaram da campanha e prestaram explicações sobre os procedimentos ofertados. Os participantes também puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas. "O câncer de próstata é uma doença silenciosa que só começa a manifestar sintomas quando já está em estado avançado. Por isso a prevenção é o melhor tratamento. Quando descoberto em fase inicial as chances de cura chegam a 90%", pontuou Dr. Eduardo Cerqueira.

Durante toda a manhã foram marcadas mais de 260 consultas com médico urologista, aproximadamente 70 colonoscopia que serão realizadas pelo Centro de Hemorragia Digestiva do HGCA, além de agendamento de Ultrassom de Próstata, na Bioimagem/HGCA, e muitos homens compareceram ao laboratório da unidade para realização do exame antígeno prostático específico (PSA). Todos saíram com consultas e exames agendados.

Para esta ação foi preciso o envolvimento de vários atores que fizeram uma verdadeira força tarefa para que ninguém ficasse sem atendimento. Diretoria-geral, administrativa, médica e de enfermagem apoiaram a atividade que contou com ação efetiva dos setores: Ambulatório, Laboratório, Bioimagem, CHDI, Assessoria de Comunicação, Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), Tecnologia da Informação (TI), Centro de Educação Permanente (Ceper), Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia, médicos e enfermeiros.

Observação: A orientação é que todos compareçam ao dia da consulta com urologista na data marcadas, às 13h, no ambulatório do HGCA. Os exames de PSA poderão ser realizados no laboratório mediante apresentação da solicitação. Da mesma forma ultrassom de próstata.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/