Novembro Azul: Hospital Clériston Andrade realizará triagem para exames

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Novembro Azul: Hospital Clériston Andrade realizará triagem para exames

Unidade faz campanha pata rastreio de câncer de próstata e de colorretal 

Crédito: Divulgação
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realiza nesta quinta-feira (10), na recepção do HGCA2, das 09 às 12h, uma triagem para rastreio de câncer de próstata e de colorretal. A ação faz parte da campanha mundial Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, em especial com a prevenção ao câncer de próstata.

O público-alvo são homens com idade acima de 40 anos e ou com histórico de câncer na família. A orientação é que compareçam ao Hospital Clériston Andrade munidos de documentos pessoais e cartão do SUS. Durante a triagem haverá palestra com Dr. Eduardo Cerqueira (urologista) e com Lígia Ximenes (fisioterapeuta). Haverá ainda apresentação musical (voz e violão) com Dan da Quixabeira e Ludmila Dourado.
Crédito: Divulgação

Durante todo o mês a unidade vai ampliar o atendimento ambulatorial com consultas com médico urologista e endoscopista terapêutico. Além disso, serão ofertados exames para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos como: toque retal, o antígeno prostático específico (PSA), ultrassonografia de próstata e para rastrear o câncer de colorretal serão agendadas pelo Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI) do HGCA, exames de colonoscopia.

O rastreamento é realizado para diagnosticar o câncer antes que o paciente apresente qualquer sintoma da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada triênio são diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil. O câncer prostático acomete, geralmente, homens mais velhos, considerado raro naqueles com menos de 40 anos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/