Peruca é instrumento de autoestima para mulher com câncer

Saúde e Bem EstarOutubro Rosa

Peruca é instrumento de autoestima para mulher com câncer

A recuperação da autoestima de pacientes é o tema desta matéria 

Crédito: Acervo pessoal

Entre as dificuldades causadas pelo câncer de mama, uma delas é encarar a perda de cabelos. Para isso, existem alternativas que ajudam a preservar a autoestima das pacientes, sendo uma delas, o uso de perucas e laces. A recuperação da autoestima de pacientes oncológicas é o tema desta matéria que faz parte da série especial realizada pelo Jornal Folha do Estado neste outubro rosa, mês de campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Atacadão do Cabelo é a maior loja de apliques e perucas do Brasil, e nasceu aqui, em Feira de Santana, há 3 anos, e além de ter franquias espalhadas por todo o País, a loja ainda tem um diferencial: as ações de doação para pacientes oncológicas. "Fizemos ano passado pela primeira vez a doação de 1.285 próteses e perucas para pacientes em tratamento oncológico, e este ano, faremos novamente a doação, serão 5.000, custeadas pelos cofres da empresa", contou Roberta Casaes, presidente executiva do Atacadão do Cabelo. De acordo com a empresária, fazer as doações é uma atividade que ela não abre mão. "É uma obra social que fazemos questão, a mulher que está precisando de perucas, de laces e não pode custear, pode vir aqui em qualquer época do ano, que nós não cobramos para ela", disse.

Roberta decidiu fazer as doações quando perdeu sua avó para doença. "Eu reconheço que é um momento difícil. Eu difícil perdi minha avó para o câncer fazem 2 anos e isso me fez começar a olhar para as mulheres que estão passando por isso de outra forma, pude contemplar de perto o sofrimento de muitas mulheres na mesma situação, e sei o quanto a perda dos cabelos afetam elas, mexe direto com o processo". A empresária deixa um recado para as pacientes que estão sofrendo com a perda de cabelo "Se você estiver passando por esse momento delicado, pode vir ao Atacado, que ajudaremos a recuperar um pedaço de autoestima que você precisa", finalizou.

Marcella Fraga foi uma das pacientes oncológicas que receberam a doação do Atacadão. "Fiquei muito radiante com a atitude. Agradeço por de certa forma contribuir para que eu tenha ainda mais força para superar esse momento. Sou grata a Deus, pois sei que sou abençoada e Ele cuida de cada detalhe, inclusive o de me fazer ir até a loja aquele dia", lembrou Marcella, nas redes sociais.

A UNACON - Unidade de Alta Complexidade em Oncologia que atende mulheres em tratamento oncológico em toda Bahia tem na unidade de Feira de Santana um banco de perucas, para as pacientes da unidade. "Montamos uma campanha para conseguir montar o nosso banco de perucas, e hoje em dia, graças a Deus, ele funciona muito bem. As pacientes que precisam vêm aqui, escolhem a peruca que querem e depois, quando não precisam mais, devolvem, nós higienizamos e deixamos novamente prontas para uso de outra mulher", explicou Gabriela Guirra, assistente social do UNACON, responsável pelo banco de perucas.

O processo seletivo para a realização de doações é feito pelas redes sociais do Atacadão do Cabelo, Instagram (@atacadaodocabelofsa) e WhatsApp (98366-2992), quem precisar ou souber de pessoas que precisam, entram em contato. Outra forma é através da seleção de instituições de apoio às pessoas com câncer.

Atualmente o Atacadão do Cabelo tem 150 pontos de revenda e mais de 10 lojas espalhadas pelo Brasil, mas, começou em Feira de Santana. Há 3 anos a loja ocupa a cabeças de mulheres no País inteiro oferecendo cabelo, o bio humano, característico por ser idêntico ao cabelo humano. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/