Pessoas com fibromialgia têm direito a atendimento preferencial em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarSaiba mais

Pessoas com fibromialgia têm direito a atendimento preferencial em Feira de Santana

Carteiras de identificação foram confeccionadas para assegurar o direito

Crédito: Divulgação

Em Feira de Santana, pessoas com fibromialgia têm atendimento preferencial. Para assegurar o direito, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde confeccionou carteiras de identificação.

O documento pode ser apresentado para conseguir o atendimento prioritário em órgãos públicos, privados e em empresas comerciais que realizem pagamentos de contas e bancos. Além de estacionamento em locais destinados aos portadores de necessidades especiais.

A Lei 3.962 de setembro de 2019, institui o dia 12 de maio como o Dia Municipal da Fibromialgia, para contribuir com a conscientização, esclarecimento e divulgação de informações acerca da doença.

A DOENÇA

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença afeta 2,5% da população mundial, com maior incidência em mulheres entre 30 a 50 anos de idade. A fibromialgia não tem cura, mas com o tratamento adequado, combinado com terapias, os sintomas podem ser controlados.

Com informações da Secom/PMFS.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/