Ação de saúde no combate a diabetes conscientiza população feirense

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Ação de saúde no combate a diabetes conscientiza população feirense

Evento aconteceu no CADH na sexta, 18 

Crédito: Thiago Paixão/Secom

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (Cadh), disponibilizou diversos serviços de saúde para os pacientes e pessoas da comunidade na manhã desta sexta-feira, 18, em comemoração do ao Dia Mundial do Diabetes - celebrado em 14 de novembro.

Foram realizadas aferição da pressão arterial, teste de acuidade visual (exame do fundo do olho), atualização da caderneta de vacinação, instruções de prevenção de tratamento do pré-diabético, corte de cabelo, orientação com nutricionista, massoterapia, serviços odontológicos e com endocrinologista e orientações sobre a saúde do homem.

Assim, a aposentada Carmelita de Oliveira, de 74 anos, é paciente do Cadh há 14 anos e aproveitou o momento para fazer uma nova avaliação da sua saúde. "Hoje foi um dia maravilhoso de aprendizado, recebi orientações sobre a saúde bucal, com a nutricionista e fiz testes rápidos. Parabenizo toda essa equipe maravilhosa que me atende super bem", avaliou.

O prefeito Colbert Filho, que também é médico, acompanhou a celebração e destacou a importância de manter hábitos saudáveis na prevenção da diabetes.

"Uma pessoa com histórico familiar de parentes com diabetes tem a probabilidade de 50% a 70% de também ser. A prática regular de exercício físico é fundamental na melhora da qualidade de vida e no controle da doença, diminuindo os fatores de risco. Durante todo o ano, a rede municipal de saúde realiza a busca ativa de pessoas portadoras de diabetes ofertando ações de conscientização", ressaltou.

De acordo com a coordenadora do Cadh, Andreia Silva, o evento proporciona a possibilidade de identificar pessoas que estão no início do desenvolvimento da doença.

"Ações de conscientização despertam as pessoas sobre a importância de estar se cuidando para prevenir a diabetes, e para aqueles que são diabéticos é uma forma de incentivar no tratamento e controle da glicemia", destacou.

Cerca de 2,7 mil pacientes são acompanhados no Cadh, onde recebem atendimento especializado por uma equipe multiprofissional.

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/