Preservativos disponíveis de graça para quem for curtir Carnaval

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Preservativos disponíveis de graça para quem for curtir Carnaval

Interessados devem solicitar em qualquer unidade de saúde

Crédito: Divulgação

Antes de embarcar na folia do Carnaval, os feirenses devem reforçar as medidas de segurança contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis-ISTs. Na cidade, o preservativo, que se trata de um método simples e eficaz, está disponível de forma gratuita em qualquer unidade de saúde da rede municipal.

Para receber a camisinha, basta a pessoa interessada solicitar na recepção das unidades. Em menos de trinta minutos também é possível realizar o teste rápido que permite o diagnóstico das ISTs.

A coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, Vanessa Sampaio, alerta que o clima de agitação da festa pode contribuir para que muitos tenham relações íntimas sem nenhum tipo de proteção.

"Pensar na saúde deve ser uma prioridade. Então, antes de ir para o Carnaval é importante conferir se tem camisinha. Caso ainda não tenha, pode passar num posto de saúde para adquirir. Já deixa na carteira ou na bolsa, o que evita ser pego de surpresa na hora H", ressaltou.

Além do preservativo, a Secretaria de Saúde de Feira oferta outros métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) que era destinada inicialmente a populações-chaves, como profissionais do sexo que se expõem cotidianamente e hoje é feita para quem precisar. Há também a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), medicação que pode ser tomada até 72h após vivenciar uma situação de risco.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/