Profissionais de educação e estudantes recebem vacina contra a gripe na sede da Seduc
Desde que foi iniciada no dia 31 de março, a campanha já foram imunizou 51.797 pessoas em Feira de Santana
Profissionais de educação, das escolas municipais de Feira de Santana, participaram nesta sexta-feira (23) de uma ação de vacinação contra a gripe, realizada na sede da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Saúde. O imunizante também foi disponibilizado para os filhos dos docentes, bem como pais, mães e responsáveis de estudantes da rede.
A fiscal de caixa Rosana Costa, mãe de alunos da Escola Municipal, levou Ana Laura Costa, 4 anos, e Miguel Costa, 7, para receber o imunizante. "Eu trouxe para a gente ficar despreocupado, evitar a gripe, principalmente neste período de chuva."
Mariana Helena Lima, diretora do CMEI Professora Almira Oliveira Santos, localizada Conder/Conceição 2, destacou que os professores são um grupo vulnerável.
"Essa ação foi de suma importância. A gente tem contato direto com as crianças, trabalhamos o dia todo, e foi muito bom ter a secretaria como ponto de apoio. Muitas vezes quando saímos para casa, o posto de saúde já está fechado. Hoje aqui foi tudo muito rápido e organizado", parabenizou.
De acordo com o secretário de saúde, Rodrigo Silva, a aplicação da vacina foi aberta para todos com o objetivo de reduzir a proliferação do vírus da influenza no município, sobretudo nas escolas, devido ao período de transição do outono para o inverno.
"Os professores fazem parte de um grupo estratégico e prioritário, pois transitam com muitas crianças e os pais, e têm contato com muitas pessoas. Eles precisam estar protegidos, para que não adoeçam e possam desempenhar o seu papel. A ideia é vacinar esses profissionais, em parceria com a Secretaria de Educação, para que a gente possa proteger também aqueles com quem eles têm contato, e os filhos deles também serão imunizados aqui."
Ele pontuou que é importante atualizar a vacinação contra o vírus da Influenza anualmente, pois o vírus sofre as mutações. Outra informação dada pelo secretário é que a única restrição para quem deseja se vacinar é não estar com sintomas gripais no momento da aplicação.
"No momento da gripe não é recomendado, especialmente se a pessoa estiver com febre. Mas ela pode e deve se vacinar posteriormente, pelo menos uma semana depois."
A enfermeira Vânia Freitas enfatizou que a movimentação destá dentro da expectativa. "Está tendo uma aceitação muito boa. O intuito desta ação é imunizar o maior número de pessoas e reduzir a busca das pessoas pelos serviços de saúde."
Ampliação dos grupos
Na última terça-feira (20), a Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para toda a comunidade feirense, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Com a medida, as pessoas podem se dirigir a uma das 103 salas de imunização disponíveis na rede municipal de saúde.
Desde que foi iniciada no dia 31 de março, a campanha já foram imunizou 51.797 pessoas em Feira de Santana. Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento de identidade e cartão do SUS.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.