Profissionais feirenses são capacitados para diagnóstico das hepatites virais

Saúde e Bem Estar Assistência em saúde

Profissionais feirenses são capacitados para diagnóstico das hepatites virais

O encontro foi promovido pelo Ministério da Saúde e FioCruz

Crédito: Thiago Paixão/Secom/PMFS
Orientações para aperfeiçoar o diagnóstico e tratamento das hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis estão sendo ensinadas aos profissionais da rede municipal de saúde de Feira de Santana. O encontro promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz/Brasília) segue nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11), no auditório da Secretaria de Saúde.

O tema foi abordado pelos consultores técnicos do MS na área de Hepatites Virais, Elton Carlos de Almeida e Aline Almeida, e da técnica da Fiocruz, Juliana Girardi, que atualizaram os profissionais sobre os cuidados com o paciente e orientações quanto ao teste rápido. O exame promove o diagnóstico precoce da doença e, consequentemente, reduz o potencial de transmissão.

"O projeto para fortalecimento da vigilância das infecções crônicas e sexualmente transmissíveis na atenção à saúde tem como objetivo principal a reestruturação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Articula a rede de atenção primária com os Serviços de Atenção Especializada para responder às necessidades de saúde da população, em situação de maior vulnerabilidade", destacou Juliana Girardi.

As atividades do projeto ocorrem neste momento em seis unidades CTAs do Brasil indicados pelo Ministério da Saúde (MS). Feira de Santana recebeu em fevereiro deste ano, uma oficina com o objetivo de estruturar um Plano de Ação. As atividades de capacitação com os trabalhadores de saúde têm foco na melhoria do acesso da população atendida, tanto presenciais como à distância em 2023.

De acordo com Vanessa Sampaio, coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, a capacitação fortalecerá o acesso dos usuários à rede de diagnóstico com a ampliação dos serviços ofertados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento.

"Todo o conhecimento adquirido pelos profissionais de saúde irá fortalecer as ações de diagnóstico, prevenção e tratamento desses agravos, oferecendo uma qualidade na assistência do serviço. O nosso objetivo é qualificar a rede de acesso ao paciente que busca o atendimento", ressaltou. 

Com informações da Secom/PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/