Programa de Planejamento Familiar já realizou mais de 5 mil atendimentos

Saúde e Bem EstarHospital da Mulher

Programa de Planejamento Familiar já realizou mais de 5 mil atendimentos

Iniciativa foi implantada no HIPS em 2018 

Crédito: Reprodução/Secom/PMFS

Maior centro de obstetrícia do interior da Bahia, o Hospital Inácia Pinto dos Santos - Hospital da Mulher - também realiza um trabalho voltado ao planejamento familiar. O atendimento, no ambulatório da própria unidade hospitalar, é realizado todas as sextas-feiras das 13h às 17h. São atendidas por dia cerca de 40 pacientes.

Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. Permite ao casal o espaçamento de tempo entre as gestações e evita a gravidez em mulheres jovens com maior risco de problemas de saúde e morte por gestação precoce.

Em Feira de Santana, o Programa Planejamento Familiar foi implantado no Ambulatório do HIPS em 2018 e desde então já realizou mais de cinco mil atendimentos. Sob a orientação médica, as pacientes podem escolher qual o método contraceptivo que devem usar, afim de evitar uma gestação não planejada.

Para o médico Francisco Mota, mentor do Programa e diretor geral do Hospital da Mulher, a gravidez indesejada continua sendo um grave problema de saúde pública.

"Uma gravidez na adolescência pode causar riscos para essa mãe e para a saúde do bebê. Eles podem desenvolver hipertensão na gestação, que é a patologia que mais mata grávidas no Brasil e aumenta a prematuridade que demanda de UTI neonatal, gerando um grande número de mortalidade infantil no país", afirma o especialista em Planejamento Familiar.

AMPLIAÇÃO

De acordo com Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, a meta para 2023 é ampliar a oferta dos serviços. "Esse é um programa de saúde para a família, importante para o município. Vamos investir somente esse ano R$ 300 mil reais em contraceptivos e vamos aumentar a oferta dos serviços com a qualificação de profissionais e a aquisição de mais médicos especialistas em Planejamento Familiar", ressaltou.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), as altas taxas de gravidez indesejada estão relacionadas à falta de serviços de planejamento familiar. No Brasil, em 2022, foram realizados cerca de 380 mil partos, sendo a maioria de gestações de adolescentes e mulheres de até 19 anos.

Com informações da Secom/PMFS.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/