Saiba o que é a Bronquiolite, uma das doenças mais comuns no período de baixas temperaturas

Saúde e Bem EstarVírus respiratórios

Saiba o que é a Bronquiolite, uma das doenças mais comuns no período de baixas temperaturas

As crianças infectadas podem apresentar dificuldade para respirar ou até insuficiência respiratória grave 

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Os primeiros meses de vida de um bebê são desafiadores e representam um período de grandes adaptações. Com o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, os recém-nascidos estão entre os grupos mais vulneráveis a doenças respiratórias, como a bronquiolite.

Causada principalmente pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a doença é caracterizada pelo chiado no peito, além do inchaço e o acúmulo de secreções nas vias áreas, responsáveis por levar o oxigênio ao pulmão.

As crianças infectadas podem apresentar dificuldade para respirar ou até insuficiência respiratória grave. Outros sintomas que costumam surgir são as tosses, febre, batimento cardíaco rápido, sonolência, nariz escorrendo e dificuldade para sugar- esse último em casos de bebês.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a bronquiolite é uma das infecções respiratórias mais comuns durante a baixa de temperaturas, devido à maior circulação de pessoas com resfriados, e também uma das principais causas de internação em crianças menores de dois anos.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

"O resfriado comum no adulto, pode ser fatal para o bebê e, é por isso, que muitas mães acabam tendo receios com visitas. Quando falamos de crianças nos primeiros meses de vida, todo cuidado é pouco. Não se deve beijar, nem tocar mãos ou pés que facilmente são levados à boca nessa fase e podem gerar contaminação", orienta.

Segundo Rodrigo Matos, a vacina contra o vírus VSR- que provoca a bronquiolite- foi aprovada pela Anvisa, no início deste ano, mas ainda não há previsão de recebimento. O gestor também reforçou a importância de manter o calendário de vacinação atualizado.

"Estamos em campanha de vacinação contra a gripe influenza- uma vacina extremamente importante para os bebês, liberada a partir dos seis meses de vida. Assim como a bronquiolite e outros vírus respiratórios, a influenza também pode ser fatal para esse público, um dos fatores que colocam gestantes e puérperas como grupos prioritários ", ressaltou.

A prevenção contra vírus respiratórios , a exemplo da bronquiolite, é feita com hábitos simples, a exemplo de lavar as mãos de maneira regular, utilizar álcool gel, evitar que bebês e crianças pequenas tenham contato com pessoas gripadas ou resfriadas, além de cobrir a boca ou nariz com o braço ao espirrar ou tossir.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 15 Mai 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/