Saúde municipal inicia ações de conscientização do Janeiro Roxo

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Saúde municipal inicia ações de conscientização do Janeiro Roxo

Programação segue até dia 30

Crédito: Divulgação/SMS

Nesta quarta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a Campanha de conscientização e prevenção da hanseníase - também conhecida como lepra - em alusão ao Janeiro Roxo. O encontro reuniu profissionais de saúde e pacientes no Centro de Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE).

Até o dia 30, serão realizadas palestras com médica, enfermeira, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, esclarecendo dúvidas sobre a doença e estigmatização social.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hanseníase, Fabiane Soares, a ação desenvolvida tem o objetivo informar e prevenir à população enfatizando a importância do tratamento precoce.

"A hanseníase não escolhe idade, sexo, raça e etnia, podendo acometer qualquer pessoa. É uma doença secular que ainda tem um alto nível de preconceito na sociedade. Estamos sempre trabalhando para que essa estigmatização social seja mudada e os pacientes não sofram com preconceitos", ressaltou.

Os principais sintomas da hanseníase surgem com manchas na pele com coloração clara ou avermelhada. As manchas apresentam uma sensação de formigamento nas extremidades, caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

O tratamento da doença é realizado no ambulatório de Hanseníase, localizado no Centro de Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE). Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, dermatologistas e assistente social.

A coordenadora acrescenta que quando o paciente é diagnosticado o tratamento é iniciado de imediato.

"O tratamento é feito com uso de antibióticos disponibilizados na unidade e o paciente continua sendo acompanhado pelo CSE, recebendo todo o suporte da equipe multidisciplinar", destacou. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/