Tenda de Hidratação realizou mais de 400 atendimentos na Upa da Mangabeira

Saúde e Bem EstarMedida Estratégica

Tenda de Hidratação realizou mais de 400 atendimentos na Upa da Mangabeira

Atendimentos fazem parte de um projeto piloto que se encerrou neste domingo (9).

Foto: Divulgação/ Secom PMFS

Desde sua inauguração, em 7 de maio, até o dia 2 de junho, a Tenda de Hidratação, montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira, em Feira de Santana, já realizou 448 atendimentos de pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. 

Esta medida estratégica visou evitar o agravamento dos sintomas graves da doença, garantindo um tratamento mais eficaz e rápido.

Emerson Lima, de 15 anos, foi um dos pacientes que buscaram atendimento no local. "Estava sentindo dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar e febre. Vim até a UPA Mangabeira e fui muito bem atendido. A unidade está de parabéns por disponibilizar um espaço amplo, confortável e com atendimento rápido. Agora, já estou me sentindo melhor", elogiou.

Os atendimentos realizados na tenda fazem parte de um projeto piloto que se encerrou neste domingo (9), mas será expandido para outras unidades de saúde que estão operando acima da capacidade por conta do aumento dos casos suspeitos de dengue. A tenda atende 10 pacientes simultaneamente, oferecendo suporte médico e de enfermagem, além de hidratação oral ou venosa.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, destacou a importância da medida. "Com o aumento dos casos, é fundamental garantir o melhor atendimento aos pacientes. A dengue provoca a perda de líquido dos vasos sanguíneos, e a hidratação, seja oral ou venosa, ajuda rapidamente no tratamento. Essa atenção é essencial, especialmente em casos graves," enfatizou.

Vale lembrar que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana possuem um "Espaço da Hidratação", onde é oferecido tratamento oral para pacientes com suspeita de dengue. Para receber atendimento, os pacientes passam por uma triagem inicial, na qual a necessidade de hidratação é cuidadosamente avaliada. Dependendo da gravidade dos sintomas e da condição do paciente, eles podem ser encaminhados para unidades de urgência e emergência.

O "Espaço da Hidratação" funciona em sincronia com o horário de funcionamento das unidades de saúde, garantindo que o tratamento esteja disponível durante todo o expediente. Esta ação é fundamental para combater os efeitos da dengue e assegurar o bem-estar da população.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/