Testes rápidos e distribuição de preservativos marcam Dezembro Vermelho

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Testes rápidos e distribuição de preservativos marcam Dezembro Vermelho

Exame oferece diagnóstico em menos de meia hora

Crédito: Divulgação

Apenas uma picadinha rápida e quase indolor, submetendo a amostra de sangue a um reagente, é capaz de detectar, ou não, a presença do vírus HIV. O teste rápido apresenta o diagnóstico em menos de meia hora e a sua realização está sendo intensificada neste mês em todas as unidades de saúde a partir desta quarta-feira (1).

A iniciativa faz parte da programação da campanha Dezembro Vermelho, promovida pela Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que chama atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV e do tratamento contra a Aids, além de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Atualmente, 3.411 pessoas estão em tratamento contra a doença em Feira de Santana, no Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). De acordo com a enfermeira coordenadora, Vanessa Sampaio, o Dezembro Vermelho é o momento oportuno para promover o diagnóstico.

"Muitas pessoas vivem com o vírus do HIV e não sabem, o diagnóstico favorece o tratamento imediato e o grande objetivo é que essa pessoa tenha adesão e acesso para que chegue a uma carga viral indetectável, além disso é um momento de reflexão sobre os estigmas que a doença carrega, onde não cabe mais o preconceito e alertar a população sobre as formas de prevenção do vírus", explica a enfermeira.

Durante a campanha, também serão realizados testes rápidos de sífilis e hepatite, distribuição de preservativos, ações educativas e de prevenção no Centro de Referência e em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família para sensibilizar a população sobre as medidas de cuidado, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

MÉTODOS DE PREVENÇÃO

É importante destacar que além do preservativo, outros métodos de prevenção também são realizados, como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) medicação que pode ser tomada até 72h depois da exposição a uma situação de risco e a Profilaxia Pré Exposição (Prep) que é o uso contínuo de medicação para a prevenção do vírus destinada a populações chaves.

Também faz parte da Prevenção Combinada, a carga viral indetectável, que reduz as chances de uma pessoa que convive com o vírus transmitir para outra pessoa durante a relação sexual.

A PEP pode ser encontrada no Centro de Referência IST/HIV/AIDS e HPV, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do bairro Queimadinha e Mangabeira, no Hospital Clériston Andrade (HGCA) e no Hospital Estadual da Criança (HEC). A Prep está em processo de implantação no município com o início previsto para Janeiro de 2022.

TRANSMISSÃO

O vírus do HIV pode ser transmitido em toda e qualquer relação sexual – anal, oral e vaginal – desprotegida; transfusão de sangue contaminado; contato com seringas, agulhas e quaisquer outros materiais perfurocortantes infectados e através da mulher infectada para o feto durante a gravidez.

Com informações da PMFS

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/