Unidades de saúde atenderam 115 ocorrências relacionadas ao Carnaval

Saúde e Bem Estar ​Folia na Bahia

Unidades de saúde atenderam 115 ocorrências relacionadas ao Carnaval

Os pacientes foram encaminhados para diversas unidades estaduais

Crédito: Divulgação

A Secretaria da Saúde da Bahia montou um esquema especial de assistência para o Carnaval 2023, com reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, instalação de três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos e campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue. Ao todo, a ação conta com um investimento superior a R$ 3 milhões.

Desde a abertura oficial do Carnaval, na última quinta-feira (16), até às 7h desta quarta-feira (22), foram registradas 115 ocorrências nos circuitos da folia que precisaram ser encaminhadas para hospitais e unidades de saúde. Os pacientes foram encaminhados para o HGE (67), Eládio Lasserre (11), Hospital Geral Menandro de Faria (10), Hospital Roberto Santos (5), Hospital do Subúrbio (6), Maternidade José Maria de Magalhães (4), Hospital Geral Ernesto Simões Filho (3), Maternidade Albert Sabin (2), Upa São Caetano (1), Maternidade Tsylla Balbino (2), Iperba (1), Hospital Juliano Moreira (1), Hospital Ana Nery (1) e Hospital da Mulher (1).

Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE possui o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, e transforma o estacionamento coberto da unidade em uma imensa emergência hospitalar.

Testagem IST

Nos cinco dias da folia, em Salvador, foram testadas 3.016 pessoas e realizados 12.064 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, tendo em vista que cada kit possibilita a realização de 4 testes. Do total, 29 foram positivos para HIV, 212 para Sífilis, além de 7 confirmações de hepatite C e 5 para hepatite B. Todos os casos receberam encaminhamento para tratamento.

O trabalho de prevenção também está sendo feito com campanha para incentivar os foliões a utilizarem os serviços de orientação e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites (B e C) e, principalmente, utilizar preservativos. A Sesab distribuiu mais de 700 mil camisinhas nos 6 dias de folia.

Violência contra a mulher

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe mulheres, adolescentes e trans a partir de 12 anos expostas a situações de abusos e violência sexual. Composto por equipe multiprofissional, o serviço é formado por médicos ginecologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas, de prontidão 24 horas, todos os dias do Carnaval. Neste domingo, 19, às 21h 09 da noite, foi registrada 1 ocorrência de violência sexual no circuito da festa.

Hemoba no Carnaval

Com o slogan "Chame gente. A Hemoba precisa de todos", a campanha da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para o Carnaval de 2023 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. Nos seis dias de Carnaval, com exceção do domingo, quando não houve captação, 1.108 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 832 bolsas de sangue e 19 cadastros de Medula Óssea. Os números ainda são parciais e podem sofrer alteração.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/