UPA do bairro Queimadinha lidera quantidade de atendimentos realizados na última semana

Saúde e Bem EstarSaiba mais

UPA do bairro Queimadinha lidera quantidade de atendimentos realizados na última semana

Os dados são referentes ao período entre o último dia 20 até domingo, 26

Crédito: Reprodução/Secom/PMFS

As Policlínicas Municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Feira de Santana realizaram 45.528 atendimentos, sendo 23.187 procedimentos, 3.582 exames e 18.759 consultas com médicos clínicos e especialistas. Os dados são referentes ao período entre o último dia 20 até o domingo (26).

A média é de 5.843 atendimentos por dia na zona urbana e 661 na zona rural. A UPA Queimadinha liderou o ranking com 9.180 atendimentos na sede. Já a Policlínica de São José registrou 2.605, ocupando a primeira posição em assistência prestada nos distritos.

É válido destacar que as policlínicas e UPAs não fazem marcações de exames, entretanto, o município dispõe de 110 unidades de saúde que realizam o encaminhamento.

FILA DE REGULAÇÃO

Em Feira de Santana, 37 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar nesta segunda-feira (27).

As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na UPA Queimadinha, um paciente idoso de 90 anos está há 10 dias aguardando regulação para tratar hematêmese. Na Policlínica do Tomba, um homem de 47 anos deu entrada há seis dias e espera transferência para receber o tratamento adequado para cuidar de infarto agudo do miocárdio.

Do total, 17 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 10 na UPA Mangabeira e outros 10 distribuídos nas policlínicas municipais: Tomba (3), George Américo (2), Rua Nova (2), Parque Ipê (3).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

Com informações da Secom/PMFS.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/