Vacina contra HPV será aplicada em dose única em Feira de Santana

Saúde e Bem EstarSaiba mais

Vacina contra HPV será aplicada em dose única em Feira de Santana

Imunizante previne o câncer de colo do útero

Crédito: Thiago Paixão/Arquivo
A aplicação da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) começa a ser administrada em dose única, conforme nota técnica do Ministério da Saúde. Somente neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana aplicou 5.863 doses. O imunizante é fundamental na prevenção do câncer de colo do útero.

A vacina contra o HPV é disponibilizada para meninas e meninos de 9 a 14 anos. O imunizante também é ofertado a homens e mulheres imunossuprimidos de 9 a 45 anos que vivem com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos e vítimas de abuso sexual, homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade.

A nota técnica do Ministério da Saúde incluiu um novo grupo no Programa Nacional de Imunizações (PNI): pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR), de 9 a 45 anos.

Em Feira de Santana, a vacina contra o HPV é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Entretanto, a aplicação em crianças e adolescentes é feita somente na presença dos pais ou responsável legal.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 18 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/