Vacinação intensificada no fim de semana em Feira de Santana

Saúde e Bem Estar Várias vacinas

Vacinação intensificada no fim de semana em Feira de Santana

São 104 salas de vacinas disponíveis

Crédito: Thiago Paixão/Secom/PMFS
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) estão mobilizadas em ofertar as vacinas de rotina e das campanhas nacionais neste mês. Para atender a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza 104 salas de vacina, localizadas na zona urbana e rural, que funcionam de segunda a sexta-feira.

A sala de vacina nas USFs funciona das 7h30 às 15h30, enquanto que nas UBSs abre das 7h30 às 17h30 – ou seja, encerra a aplicação dos imunizantes 30 minutos antes do fechamento da unidade. Isso se deve à necessidade dos equipamentos de refrigeração atingirem a temperatura ideal de armazenamento das vacinas.

Vale destacar que as USFs Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha são vinculadas ao Programa Saúde na Hora, que tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção primária com a implantação do horário estendido de funcionamento das 8h às 21h.

VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E A MULTIVACINAÇÃO

Podem ser vacinadas contra a poliomielite crianças até cinco anos. Já a multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Dessa forma são disponibilizadas doses que protegem contra a tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e a Covid-19.

O dia D de mobilização será em 20 de agosto, sendo que a campanha se estende até 9 de setembro. A meta é vacinar 95% do público alvo.

Para ser imunizado é necessário levar a criança munida dos documentos de identidade e cartão SUS, além da caderneta de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.

GRIPE (INFLUENZA)

A vacinação contra a gripe (Influenza) continua aberta para pessoas a partir dos seis meses de idade. Já são quase 200 mil vacinas aplicadas no município desde o início da campanha, em 4 de abril. Para receber a dose é necessário apresentar o documento de identidade, a caderneta de vacinação e o cartão SUS.

COVID

A vacina contra a Covid-19 está disponível para crianças (de 3 a 11 anos), adolescentes (de 12 a 17 anos), adultos e idosos. Vale ressaltar que, no momento, apenas as pessoas com 40 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde podem tomar a quarta dose (reforço) da vacina contra o coronavírus. A aplicação está sendo realizada em quem recebeu a terceira dose há pelo menos quatro meses. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/