Vigilância Epidemiológica monitora paciente com varíola dos macacos

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Vigilância Epidemiológica monitora paciente com varíola dos macacos

Homem reside em município vizinho, mas fez teste em Feira de Santana

Crédito: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana confirmou mais um caso da varíola dos macacos, também conhecida como Monkeypox. Trata-se de um homem, de 47 anos, sem histórico de viagem. O paciente reside em Conceição da Feira, mas realizou a testagem aqui no município.

Dos dez casos confirmados de varíola dos macacos pela VIEP, nove estão recuperados. Cinco pacientes com casos suspeitos aguardam o resultado do exame. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a doença segue controlada no município. "Dos pacientes que testaram positivo, nenhum teve sintomas graves. Os casos considerados suspeitos aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe de saúde".

A transmissão do vírus entre humanos ocorre principalmente por meio do contato direto, como beijo ou abraço, contato com feridas infecciosas, crostas ou fluidos corporais, além de secreções respiratórias durante contato pessoal prolongado.

Os sintomas mais comuns são: febre; dor de cabeça; dores musculares; dor nas costas; gânglios (linfonodos) inchados; calafrios; exaustão.

A Prefeitura de Feira disponibilizou as sete policlínicas municipais, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e mais seis Unidades de Saúde da Família (USF) vinculadas ao programa Saúde na Hora para o atendimento dos casos suspeitos. Ao apresentar os sintomas, a orientação é procurar esses locais para realizar o exame. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/