Violência doméstica é tema de encontro de profissionais de saúde

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Violência doméstica é tema de encontro de profissionais de saúde

Bate-papo foi realizado nesta terça, 14, no auditório da SMS 

Crédito: Danielly Freitas/PMFS
Com o objetivo de orientar profissionais que efetuam atendimento às vítimas de violência doméstica, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), promoveu um encontro com assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros da rede. O bate-papo foi realizado nesta terça-feira (14), no auditório da SMS.

Para a delegada Clécia Vasconcelos, a conduta dos profissionais de saúde, em grande parte mulheres, é fundamental e decisiva para manter a segurança e a preservação das vítimas. É válido destacar que, apesar de não haver um número elevado de feminicídios na cidade, há muitas ocorrências envolvendo agressões e ameaças.

"A maioria dos profissionais que estão aqui são mulheres que cuidam de outras. É preciso perceber as manifestações da violência e entender o fluxo de atendimento para poder ajudar. Muitas vezes, a vítima não vai até a delegacia, mas procura uma assistência médica. Detectar esse problema e saber como auxiliar com segurança é importante", ressaltou.

A assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Alyxi Veloso, considera a violência contra a mulher como uma questão de saúde pública. Ela também afirma que há episódios que não devem ser banalizados e necessitam de um olhar sensível em razão de ser um possível indicador de violência, como é o caso de pacientes que dão entrada nas unidades sofrendo com candidíase de maneira regular porque o marido não permite iniciar o tratamento.

"O nosso papel é acolher, ouvir e encaminhar essa mulher de forma segura, acompanhando depois para saber como está a situação, se houve a denúncia, se ainda convive com o agressor, se trabalha ou não, a fim de conseguir ajudar na mudança dessa realidade. Todo mundo na saúde está envolvido para acolher essa mulher", declarou. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/