2 pessoas são presas em operação contra roubo de canetas emagracedoras em farmácias

SegurançaSalvador

2 pessoas são presas em operação contra roubo de canetas emagracedoras em farmácias

São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão durante as ações realizadas nos bairros de Nordeste de Amaralina e Pelourinho, no Centro Histórico.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Duas lideranças do grupo responsável pelo esquema de roubo de canetas em farmácias de Salvador tiveram os mandados de prisão preventiva cumpridos na capital durante a Operação Mirakel, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da 14ª Delegacia Territorial (DT/Barra), nesta quinta-feira (5). 

O cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão durante as ações realizadas nos bairros de Nordeste de Amaralina e Pelourinho, no Centro Histórico, estão em curso.

Conforme as investigações, um dos alvos que teve o mandado de prisão preventiva cumprido cooptava adolescentes e coordenava os ataques às farmácias. O segundo preso exercia o papel de executor dos roubos dos medicamentos. Durante as diligências foram encontrados uma bag de entrega por aplicativos, uma capa de chuva e um casaco, utilizados nos roubos e identificados em imagens de câmeras de segurança, além de produtos de higiene pessoal com suspeita de subtração nos estabelecimentos comerciais.

Além dos mandados de prisão cumpridos, três pessoas foram conduzidas para a 14ª DT/Barra para averiguação, após serem flagrados vendendo produtos sem procedência. A operação tem o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), com a 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris) e a 7ª DT/Rio Vermelho, do Departamento de Inteligência Policial (DIP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A Operação

O nome da operação, Mirakel, significa "milagre" em dinamarquês, país onde um dos medicamentos roubados é produzido. De acordo com as investigações, o grupo atacou 23 farmácias nos bairros de Itapuã, Costa Azul, Armação, Pituba, Ondina, Barra, Graça, Cabula e Horto Florestal. O prejuízo causado pelos crimes, cometidos entre fevereiro e maio deste ano, é de aproximadamente R$ 2 milhões.

De acordo com as apurações, as lideranças do grupo corrompiam adolescentes para a prática criminosa, e alguns integrantes cometiam os roubos disfarçados de entregadores por aplicativo. As ações contam com o apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), da 7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho (DT/Rio Vermelho), da 1ª Delegacia Territorial (DT/Barris), do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

As investigações seguirão para identificar e prender outros possíveis envolvidos com o esquema criminoso. A população pode colaborar de forma anônima, fornecendo informações ao Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), por meio do número 181.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 27 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/