"Japinha" do CV leva tiro de fuzil no rosto em operação no Rio

SegurançaDurante operação

"Japinha" do CV leva tiro de fuzil no rosto em operação no Rio

Usando colete tático e fardamento camuflado, ela reagiu à polícia e acabou abatida na linha de frente da facção 

Foto : Reprodução Redes Sociais

Uma mulher identificada como Penélope, conhecida pelo apelido "Japinha", apontada como integrante de confiança do Comando Vermelho, morreu com um tiro de fuzil no rosto durante o confronto com as forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, na última terça-feira (28).


Durante o tiroteio, Penélope usava roupas camufladas, colete tático com compartimentos para carregadores de fuzil e estava armada, o que, segundo investigadores, confirma seu envolvimento direto nas ações de linha de frente da facção. De acordo com apurações, ela atuava na proteção de rotas de fuga e na defesa de pontos estratégicos de tráfico de drogas.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Considerada uma pessoa próxima dos chefes locais do tráfico, Penélope costumava exibir armas e fazer poses provocativas nas redes sociais. Segundo a polícia, ela teria reagido à abordagem e disparado contra os agentes, sendo atingida no rosto. Imagens do corpo dela passaram a circular na internet após a operação.

Nas redes sociais, a irmã de Penélope pediu que as fotos deixem de ser compartilhadas. "Pessoal, aqui é a irmã da Penélope. Entrem no Instagram dela para divulgar essa mensagem. Por favor, parem de postar as fotos dela morta. Eu e minha família estamos sofrendo muito", escreveu. Ela informou que o perfil será mantido para homenagens póstumas.

A operação das forças de segurança no Alemão e na Penha deixou ao menos 119 mortos, segundo balanço da Secretaria de Segurança do Rio. Do total, 58 corpos foram encontrados ainda na terça-feira e outros 61 localizados em uma área de mata na quarta-feira (29).

Além das mortes, a ação resultou na prisão de 113 suspeitos, sendo 33 de outros estados e na apreensão de 10 adolescentes. Os agentes também recolheram 118 armas, incluindo 91 fuzis, além de explosivos e grande quantidade de entorpecentes. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 30 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/