PM endurece combate aos paredões e passa a apreender veículos em Feira e região

SegurançaParedões

PM endurece combate aos paredões e passa a apreender veículos em Feira e região

Protocolo do CPR-Leste prevê multas e remoção dos carros; 67ª CIPM registra queda de 26% nos CVLIs 

Foto: Divulgação

A Polícia Militar intensificou as ações contra os chamados "paredões de som" em Feira de Santana e nos distritos, passando a apreender não apenas os equipamentos, mas os veículos utilizados na prática. A medida faz parte de um novo protocolo de atuação criado pelo Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-Leste) e foi destacada pelo comandante da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Reis, durante entrevista.

Segundo o comandante, a iniciativa visa coibir uma prática que tem causado transtornos recorrentes à população, especialmente nos fins de semana, como na zona rural de Filipe Santana. Apenas no último fim de semana, pelo menos cinco paredões foram apreendidos.

"Vamos ser mais contundentes. Não vamos mais apreender só o som, mas o veículo como um todo, aplicando todas as multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Não vai valer a pena financeiramente insistir nessa prática", alertou o major.

O comandante reforçou que a ação não tem o objetivo de acabar com festas ou momentos de lazer, mas garantir o direito ao sossego da população. "Temos pessoas idosas, enfermas, neurodivergentes e crianças que precisam de paz. Quando somos acionados, precisamos atuar por obrigação legal", destacou.

Ao fazer um balanço das ações da 67ª CIPM, major Reis ressaltou que a companhia tem apresentado resultados expressivos na redução da violência letal em sua área de responsabilidade, que engloba distritos de Feira de Santana, além das cidades de São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira.

"Nos distritos de Feira de Santana, conseguimos uma redução de 26% nos Crimes Violentos Letais Intencionais neste segundo semestre, o que nos alegra bastante", afirmou.

Foto: Carlos Valadares

Dois distritos, inclusive, já ultrapassaram a marca de um ano sem registro de homicídios. "Jaguara e Poaçu estão há mais de um ano sem nenhuma morte. Dos oito distritos, infelizmente, apenas a Matinha não conseguiu reduzir os números de CVLI", pontuou.

Mesmo com esse cenário, o comandante avalia de forma positiva o trabalho da unidade. "Numa avaliação geral, entendemos que estamos fazendo um bom trabalho", completou.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Durante a entrevista, o major também comentou sobre um homicídio registrado recentemente em São Gonçalo dos Campos, na região de limite com Conceição da Feira. A vítima já foi identificada, mas ainda há poucas informações sobre seu histórico.

"Sabemos que ele residia há pouco tempo na cidade e era oriundo de Salvador. Isso acende uma linha de investigação, mas existe a presunção de inocência", explicou.

De acordo com o comandante, a quantidade de disparos sofridos pela vítima indica possível ligação com o tráfico de drogas. O local onde o corpo foi encontrado, de difícil acesso, também levanta a hipótese de desova.

"É possível que o crime tenha ocorrido em outra área e o corpo tenha sido deixado em São Gonçalo, o que é comum. Não afirmamos, mas é uma possibilidade que está sendo considerada", afirmou.

O major Reis também comentou sobre a futura redefinição das áreas de responsabilidade das companhias em Feira de Santana. A expectativa é que a 67ª CIPM passe a atuar na região do bairro Tomba, na parte sul da cidade.

"Geograficamente, a 67 tem tudo para assumir essa área e desenvolver um bom trabalho. Com essa divisão, todas as companhias tendem a sair ganhando", avaliou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/