Salvador é o 4º destino turístico mais pesquisado do Brasil, diz MTur
Redes sociais são principais fontes de informação para viajantes
Quase metade dos brasileiros usam as redes sociais como principal fonte de pesquisa na hora de viajar. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), 49% dos turistas preferem buscar informações no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Em segundo lugar aparecem as dicas de amigos e familiares, sendo o tradicional boca a boca preferido por 45% dos entrevistados. As fontes menos utilizadas pelos viajantes são sites e blogs especializados (21%) e agências de viagens e turismo (20%).
Jovens, entre 16 a 24 anos de idade, do sexo feminino e com ensino superior são os que mais usam as redes sociais em busca de novos destinos.
A pesquisa aponta que os destinos mais procurados estão na região nordeste do Brasil. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) estão no topo da lista de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Salvador (BA) aparece logo em seguida na lista, seguida por Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL). As experiências mais desejadas são o turismo de sol e praia (62%), seguido pelo turismo religioso e espiritual (18%) e o cultural e histórico (14%).
O levantamento "Turismo no Brasil – Tendências e Percepções" foi realizado pela empresa Nexus, a pedido do Ministério do Turismo, entre os dias 09 e 15 de agosto de 2025. Foram promovidas 2.503 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.