Lençóis sedia primeira capacitação no turismo de observação de aves

TurismoBahia

Lençóis sedia primeira capacitação no turismo de observação de aves

Na Bahia, são cerca de 829 espécies de aves catalogadas

Crédito: Eduardo Bastos/Ascom/SeturBA

Com o objetivo de promover o incremento do turismo de observação de aves na Bahia, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou um projeto pioneiro de capacitação do trade turístico, em seis municípios estratégicos. Os cursos começaram, nesta semana, no Memorial Afrânio Peixoto, em Lençóis, na Chapada Diamantina, com a participação de especialistas convidados e representantes de Mucugê, Andaraí, Ibicoara e Palmeiras.

O órgão também ouviu sugestões de agentes de viagens e guias de turismo, para aumentar a oferta de serviços do segmento na região. A ação foi concluída com uma atividade prática de observação de pássaros, na pousada Casa da Geleia.

"Esse segmento é uma tendência mundial, que contribui para o desenvolvimento sustentável e a conservação da fauna e da flora, nas regiões onde é praticado. Na Bahia, são cerca de 829 espécies de aves catalogadas, com potencial para atrair visitantes de todo o Brasil e do exterior", explicou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.

A atividade acontece em Lençóis, desde a década de 1990, por meio do Clube de Observação de Aves da Bahia (COA-BA), mas faltava qualificar a oferta da visitação aos municípios que abrigam as espécies. "Já recebemos inúmeros grupos de turistas e estudiosos, que procuram a Chapada para a contemplação da diversidade de aves que a região oferece. Mostramos esse potencial à Setur-BA e, agora, com essa capacitação, a parceria com o município está sendo concretizada, para desenvolver o segmento", ressaltou a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia.

"É muito interessante ver uma iniciativa como essa, partindo do Governo do Estado, dando luz a esse tipo de atividade turística, que tem crescido muito entre os brasileiros. Antes, só víamos estrangeiros praticando por aqui", relatou o guia de turismo Ciro Albano, da agência Brasil Birding Experts, um dos especialistas convidados.

Para o ornitólogo Francisco Pedro da Fonseca Neto, "a capacitação é uma semente que deverá gerar novas ideias, para o fortalecimento das comunidades e conservação das aves, gerando impacto na economia".

Depois de Lençóis, o projeto da Setur-BA segue para Vitória da Conquista (Caminhos do Sudoeste), Itacaré (Costa do Cacau), Mata de São João (Costa dos Coqueiros), Porto Seguro (Costa do Descobrimento) e Canudos (Caminhos do Sertão), até abril. O roteiro baiano de observação de aves será lançado na Feira Avistar Brasil, a maior do segmento na América Latina, que acontece em São Paulo, de 17 a 19 de maio.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/