Conheça vencedora da primeira temporada de Caravana das Drags

TV e FamososStreaming

Conheça vencedora da primeira temporada de Caravana das Drags

Hellena Borgys, natural de Minas Gerais, é a Soberana da Caravana

Crédito: Divulgação/Prime Vídeo

O Prime Video coroou nesta sexta-feira (26) a grande vencedora da primeira temporada de Caravana das Drags. Após diferentes desafios em oito cidades percorridas no país, Hellena Borgys foi consagrada com o título de Soberana da Caravana e levou o prêmio de R$150 mil.

No programa apresentado por Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi, dez artistas drag viajaram a bordo de um ônibus extravagante. Em cada local, a criatividade e adaptação das competidoras foi posta à prova ao enfrentarem desafios inspirados em diferentes tradições regionais brasileiras.

Todos os nove episódios de Caravana das Drags já estão disponíveis exclusivamente no Prime Video.

A drag Hellena Borgys é uma criação do bailarino, coreógrafo, diretor cênico e maquiador mineiro Uátila Coutinho. O artista também já dirigiu shows do Miss Brasil Gay em 2021 e integrou o elenco das maiores companhias de dança do país, como a São Paulo Cia de Dança, o Grupo Corpo e a Cia de Dança Deborah Colker.

Crédito: Divulgação/Prime Vídeo

Na entrevista a seguir, a primeira como a grande vencedora, Hellena conta sobre suas influências como artista, sua trajetória no programa e o que o público pode esperar dela no futuro.

Como a arte drag entrou na sua vida?

Hellena: A drag entrou quando eu morava no Rio de Janeiro. Eu não tinha contato nenhum com a arte drag, mas uma vez eu quis me maquiar. Fui pra uma festa que tinha outras drags - inclusive lá eu conheci a Ravena Creole, que participa do programa - e fui muito elogiada, mesmo sendo a primeira vez que me montei. E então, começou todo o processo de entender o porquê que eu estava fazendo aquilo. Foi quando eu comecei de fato a criar a Hellena, dar vida ao personagem, pegar referências de maquiagem, referências nos desenhos que eu fazia quando era criança. A Hellena traz muito do que é a minha vida. Eu comecei a contar a minha vida através da Hellena.

Você é um artista multifacetado: bailarino, coreógrafo, maquiador, artista visual, entre outras vertentes. Como você acha que essa bagagem influencia na sua arte drag?

Hellena: Eu venho de uma família muito, muito simples. A minha mãe é empregada doméstica, criou a mim e as minhas irmãs sozinha. E eu fui uma criança que sofria muito bullying. Quando pequeno, eu morei em uma cidade de Minas Gerais que é extremamente conservadora. Então eu sinto que eu comecei a virar artista já ali. Sempre gostei de desenhar porque era a única coisa que eu tinha pra fazer e, além disso, eu comecei a dançar com 14 anos, e na dança que eu me encontrei como pessoa por ser gay e ter outras pessoas LGBTQIAP+ naquele espaço. Eu tento trazer toda essa bagagem que eu tenho da dança, teatro, dos lugares em que já dancei, das pinturas e do artesanato para a drag. A Hellena é uma coisa que junta todas as coisas da minha vida, ela é o resultado da minha história.

O que te motivou a entrar no programa?

Hellena: Quando eu fiquei sabendo que ia rolar a Caravana, pensei: é a oportunidade que eu tenho de mostrar o meu trabalho. Então eu fui muito focado em fazer isso. Comecei a me preparar para ir para o programa: treinei bate-cabelo, treinei stand-up - porque eu tinha pavor de microfone - e aprendi a costurar. Então, eu estudei todas as coisas que eu ia fazer, me disciplinei pra chegar lá pronto.

Um dos pontos altos de Caravana das Drags é o fato de vocês poderem visitar diferentes cidades do país. Qual delas você mais gostou?

Hellena: A cidade que eu mais gostei de visitar foi Diamantina (MG), porque sou mineiro e eu amo meu estado. Fizemos passeios muito legais, pudemos conhecer melhor a história da cidade. Foi uma viagem muito legal, um processo muito incrível!

No episódio 7, em São Luís (MA), você interpretou o Ney Matogrosso, na era Secos & Molhados, foi muito elogiada e ganhou o desafio. Esse é um momento que te orgulha durante sua passagem no Caravana das Drags?

Hellena: Fazer o Ney foi muito transformador para mim, porque as pessoas na minha cidade o tinham como referencial negativo, de ofensa. Mas o Ney é um ícone, não tinha como num programa como esse alguém não representar ou não se falar sobre ele. Foi muito emocionante pra mim. De todo o processo de Caravana, quando eu vejo aquele vídeo, me orgulho do compromisso com o qual eu levei o Ney ao palco.

Especialmente no último episódio, o público pôde ver o companheirismo entre você e seu marido. Como ele te apoia na sua carreira? Como é essa rede de apoio entre vocês dois?

Hellena: Nós acreditamos muito um no outro. Eu acredito muito nele como artista e como pessoa e para ele é a mesma coisa comigo. A Hellena se tornou tudo que ela se tornou por causa do apoio dele. Fazer drag é muito desafiador: desde se montar, compor os looks, performar e, depois de tudo isso, ainda lidar com as críticas. É um processo e você tem que ter alguém que te ampare ao longo dele, porque senão você desiste. O Thales, meu marido, desenvolve meus figurinos, me ajuda a pensar nos meus números artísticos…criamos a drag juntos e ter esse apoio faz a arte ficar mais rica.

E como está sendo a recepção dos fãs nas redes sociais desde a estreia do programa?

Hellena: Olha, eu estou gostando bastante! Os haters eu não leio, meu marido faz essa função. Mas eu recebo muitas mensagens de pessoas que se identificam comigo, que se inspiram na minha arte, e até desenhos de crianças que gostaram da Hellena e do que eu apresentei no programa. Então tem sido uma troca muito legal com o público. Além disso, tenho conseguido pegar alguns trabalhos por conta do meu desempenho no programa e isso era uma das coisas que eu mais queria.

Após vencer o Caravana das Drags, o que você almeja e quais serão os próximos passos de Hellena Borgys? Como o prêmio vai impactar sua vida?

Hellena: Eu pretendo ter um espaço de arte, onde eu possa unir minha drag e todos os looks com o ateliê do Thales, uma sala de dança e uma área dedicada à Yoga, que eu pratico e também dou aula. Além disso, eu quero continuar ajudando minha família financeiramente, com as portas que o programa me abrir. Eu não tenho a ambição de ser famosa, quero apenas trabalhar, poder criar mais e ser reconhecida por isso. Sou uma pessoa muito criativa, tenho muitas ideias e quero que as pessoas as comprem para que eu possa fazer isso se tornar cada vez maior.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/