Ponto e Vírgula 01/02/2023

Ponto e Vírgula 01/02/2023

Sobe - Projeto Rondon, por desenvolver atividades importantes com moradores da zona rural de Feira.

Desce - Os mais de 200 mil feirenses, que estão com doses em atraso contra a covid-19.

PP

O secretário estadual do Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, comentou sobre um eventual retorno do PP para a base petista, que está à frente do governo da Bahia. Durante um evento para debater a inserção de produtos da agricultura familiar baiana, no Carnaval de Salvador, realizada no Centro de Convivência da Secretaria, Cardoso disse que não vem acompanhando as negociações, mas torce por um desfecho positivo.

Injustiçado

O vice-governador Geraldo Júnior considerou que o ex-prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro foi "injustiçado" durante sua gestão à frente da capital baiana. Geraldo Jr. atribuiu, ainda, que o problema do comando dele foi "no entorno" e deu nota 8 à gestão do ex-prefeito. "Não é que ele fosse um mau prefeito, a questão era o entorno dele. Enquanto eu era líder do governo, eu dava nota 8. Porque eu orientava o governo, orientava as decisões de João Henrique […]. Não é que eu defendo o indefensável, era o entorno… a exemplo do que tinha o ex-prefeito da cidade [ACM Neto], do que tem o atual prefeito [Bruno Reis]", disse.

Otto

O senador Otto Alencar (PSD) será o líder da bancada da legenda no Senado Federal, no período entre os anos de 2023 a 2025. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar. Conforme informações da assessoria do senador, Otto foi escolhido por unanimidade pelos 15 parlamentares da Casa Legislativa. O parlamentar baiano assume o cargo a partir da próxima quarta-feira (1º), quando acontece a posse dos deputados federais e senadores eleitos, no último dia 30 de outubro.

Encontro

Vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio do Governo Federal, Geraldo Alckmin (PSB) recebeu um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em reunião discreta que aconteceu há duas semanas, no Palácio do Planalto, em Brasília. À época, Alckmin estava na Presidência interina por conta da viagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente, para o exterior em agenda com países aliados. A reunião não foi registrada por nenhum dos dois nas redes sociais. O encontro de Alckmin com Joaquim Barbosa foi no dia 17 de janeiro.

TCM

O presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima indicou que a votação para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) tem que ser "sem partido". Com a possibilidade da indicação da ex-primeira dama da Bahia, Aline Peixoto, mulher do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o PCdoB reivindicou o espaço, que tem o deputado Fabrício Falcão como preferência. Vieira Lima comentou ainda que, a indicação de familiares para cargos públicos não é "privilégio da esquerda nem direita". "É da consciência de cada um. Tanto que o próprio PCdoB já foi acusado em Juazeiro e Remanso. O MP já o obrigou a demitir o filho. Tem gente de todos os lados que indicam parente. É para isso que tem uma lei e o fiscal. A questão do TCM não vai passar por esquerda ou direita e não deve ser partidarizada. A questão é de competência", disse.

Dayane Pimentel

Ex-aliada e atual crítica ferrenha do presidente Jair Bolsonaro (PL), Dayane Pimentel (UB-BA) usou as redes sociais para expressar apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como presidente do Senado Federal e rechaçar a candidatura do bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN). "Não é apenas Pacheco x Marinho. É a ala da política tradicional (com todas as suas ressalvas) X a ala do golpismo (antidemocrática, extremista e desumana) respectivamente", declarou a parlamentar em fim de mandato, ontem (31), véspera da eleição para o comando da casa legislativa.

STF

O STF retoma os julgamentos nesta quarta-feira (1º). A solenidade de abertura do Ano Judiciário será realizada às 10h, no plenário da Corte, que foi alvo de depredação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro deste ano. No período da tarde, ocorrerá a primeira sessão ordinária do ano, a partir das 15h, quando os ministros do STF irão analisar processos de tema tributário. Entre as pautas de destaque neste semestre, estão os processos sobre o uso da Taxa Referencial (TR) para a correção monetária do FGTS e a proibição da exploração e comércio do amianto crisotila no país.

Indicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrubou 18 indicações feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para diretores de órgãos públicos, agências reguladoras e para o comando de embaixadas do Brasil no exterior. Essas indicações foram feitas a partir de dezembro de 2021 e ainda aguardavam aprovação do Legislativo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/