Ponto e Vírgula 01/12/2021

Ponto e Vírgula 01/12/2021

Sobe - SUDENE, por elaborar carteira de projetos para o desenvolvimento de Feira de Santana.

Desce - Prefeitura de Serrinha, por estar na mira da Polícia Federal, por conta de supostos desvios de recursos para compra de respiradores durante pandemia.

Imbassahy

O secretário especial do governador paulista João Doria (PSDB), Antônio Imbassahy, afirmou ontem (30), que o gestor tucano entrará na corrida presidencial 2022 com todas as condições de vencer o pleito, a exemplo do que fez nas prévias do partido, quando foi o escolhido na disputa contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o ex-senador do Amazonas, Arthur Vigílio. "Todo mundo sabe que o João Doria é um candidato muito competitivo. Ele entrou nas prévias para vencer as prévias", disse.

Fundef

Um projeto de lei que trata sobre os precatórios do Fundef, em Feira de Santana, deverá entrar em tramitação na Câmara, tão logo seja encerrada a votação do Plano Plurianual do Município (PPA). Autor da proposta, o vereador Professor Ivamberg (PT) obteve essa informação, na sessão de ontem (30), na Casa da Cidadania. O dirigente esclarece que a proposição apenas não entra em pauta agora porque nenhuma outra matéria pode estar à frente do PPA.

Rui no Senado

Após descartar a possibilidade de disputar o Senado Federal em 2022, o governador Rui Costa (PT) voltou atrás ontem (30). "Minha decisão vai ser o que for melhor para a minha equipe", disse o chefe do Executivo baiano. "Minha prioridade, com absoluta sinceridade, é eleger o presidente da República, o governador da Bahia e o senador", contou.

Tribuna Livre

Um protesto contra o preconceito, o racismo e a intolerância. A Câmara de Feira de Santana abriu espaço, ontem (30), para o pronunciamento da pedagoga Maria das Graças Ferreira Santos, na Tribuna Livre da Casa. Yalorixá do Ilê Axé Gilodefan, localizado em Oliveira dos Campinhos, município de Santo Amaro, é mais conhecida por Mãe Graça de Nanã. Coordenadora da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro, sediada em Salvador, também integra o Grupo Nacional Mulheres de Axé e é membro do Comitê Contra Intolerância Religiosa (Cointer), criado pela Prefeitura.

Zona rural

As chuvas das últimas semanas proporcionam esperança, na zona rural de Feira de Santana (mananciais como o rio Jacuípe, a barragem de Jaguara e inúmeras aguadas estão cheios). Todavia, os agricultores estão na expectativa de mais um "milagre", conforme entendimento do vereador Jurandy Carvalho (PL), expressado esta semana, em discurso na Câmara Municipal. Trata-se da disponibilidade, pelo Estado e também do Município, de técnicos agrícolas para assistência, orientação e apoio aos pequenos agricultores. "Não há como fortalecer a produção sem a presença dos técnicos junto à comunidade rural", diz ele.

Republicanos

O Republicanos negou que haja interesse em apoiar a candidatura de Jaques Wagner (PT) ao Governo da Estado nas eleições de 2022. A posição veio após uma matéria veiculada num site soteropolitano informando da possibilidade do partido se aliar ao petista. "Não há a mínima condição de caminharmos com o PT no estado da Bahia", afirmou o presidente estadual da legenda, Márcio Marinho.

Síndicos

A expansão dos condomínios é uma característica da sociedade moderna, devido ao novo contexto urbano do país. Por isso a importância do síndico, cujo dia, 30 de novembro, foi registrado pela Câmara Municipal de Feira de Santana, com uma sessão solene na noite da última segunda-feira (29). Durante a solenidade, realizada por iniciativa do vereador Pedro Américo (DEM), foram homenageados 21 representantes da categoria.

PEC dos precatórios

Após uma série de concessões do governo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem (30), por 16 votos favoráveis e 10 contrários, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que adia o pagamento de precatórios, decisões judiciais contra a União que já transitaram em julgado. Na prática, o texto viabiliza a criação do programa social Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/