Ponto e Vírgula 02/04/2025
Sobe - Ministro Lewandowski, por propor, em projeto de lei, aumento de 50% à pena para roubo de celular.
Desce - Prefeitura de Barra do Mendes, por ter suas contas rejeitadas, de 2022, pelo TCM.
Consórcio de Saúde
O prefeito de Anguera, Mauro Vieira, foi eleito presidente do Consórcio Público interfederativo de Saúde da Bahia, com Renan de Ziza, prefeito de Água Fria, assumindo a vice-presidência. A eleição foi marcada por um amplo apoio de prefeitos de diversos municípios do Estado, refletindo a confiança depositada na liderança e na experência administrativa de Mauro Vieira. O Consórcio de Saúde da Bahia é uma importante ferramenta de gestão integrada de serviços de saúde, que busca otimizar recursos e proporcionar melhor atendimento à população baiana. O novo presidente tem como missão trazer mais avanços para a saúde pública baiana.
Aplicativo
A necessidade de adoção de medidas por parte do poder público municipal, voltadas a atender os motoristas de aplicativos de Feira de Santana, foi abordada na sessão de ontem (1º), pelo vereador Pedro Américo (Cidadania). Segundo ele, além dos recorrentes debates sobre o tema, diversas iniciativas têm sido apontadas pela Câmara ao longo do tempo. "Que a gente possa fazer com que o Poder Executivo, através de várias indicações feitas nesta Casa, por exemplo, possa valorizar, de fato, esta categoria", afirmou.
Celular (in)seguro
A operacionalidade do Celular Seguro, nova plataforma do Governo Federal que bloqueia instantaneamente os aparelhos cadastrados que tenham sido roubados ou perdidos, foi veementemente criticada pelo vereador José Carneiro Rocha (UB), na sessão de ontem (1º). A ferramenta deve notificar, através de mensagem de texto ou via WhatsApp, os aparelhos furtados ou roubados que tenham recebido chip novo. O que gerou indignação do edil é o fato de que, após o bloqueio do celular, o novo dono receberá uma mensagem informando que o objeto é fruto de um delito e ele deverá procurar uma delegacia.
Academia de artes integradas
A Câmara de Feira de Santana tornou de Utilidade Pública Municipal a Academia Brasileira de Artes Integrada (ABAI). A proposta, do vereador e presidente da Casa Marcos Lima (UB) foi aprovada em segunda discussão, na sessão ordinária ontem (1º), por unanimidade dos presentes. Trata-se de uma entidade sociocultural e artística, sem fins lucrativos. Em agosto de 2024, a ABAI empossou quatro novos membros, em sessão realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS). Os novos membros: Jade Santana de Siqueira, doutora em psicanálise que ocupa a cadeira 04; Dagmar Santana de Jesus, cadeira 37; Maria Rita Carneiro Suzarte, professora da UEFS e artista plástica, cadeira 31 e Linda Evelyn Rodrigues de Oliveira, cadeira 22.
Solidariedade
Em solidariedade às vítimas do acidente ocorrido próximo a Itaberaba, onde morreram 11 pessoas do município de Rui Barbosa, no último domingo (30), a Câmara Municipal cumpriu um minuto de silêncio, na sessão de ontem (1°). O presidente do Legislativo, Marcos Lima (UB), lamentou o fato trágico e ressaltou que toda a Feira de Santana se comoveu com a notícia. Autor do pedido da homenagem, o vereador Edvaldo Lima (UB), que é natural daquela cidade, prestou condolências às famílias de seus conterrâneos. No acidente, provocado pela colisão entre uma van de passageiros e uma carreta, 9 das 11 pessoas, que perderam a vida, eram da mesma família. O que deixou mais abalada toda a região, conforme ressaltou Silvio Dias (PT), ao destacar a imensidão da dor na cidade.
Blitz do IPVA
Está previsto para o próximo dia 21 de abril, segundo informou, ontem (1º), na Câmara, o vereador Lulinha da Gente (UB), a organização de uma "grande manifestação" contra a denominada "blitz do IPVA", em Feira de Santana. Ele disse que trabalhadores ligados a plataformas de transporte por meio de aplicativos, estão convocando a categoria e toda a população para participar. Será no final da avenida Fraga Maia, às 9h. "Fui convidado para este ato, com posicionamento contra a perseguição que os trabalhadores vêm sofrendo. E penso que devemos fazer também uma audiência nesta Casa e convidar as autoridades competentes, a fim de discutirmos o fim destas blitzes em Feira", disse o vereador.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.