Megaincidente global expõe dados de 183 milhões de contas do Gmail; saiba se foi afetado
Dados foram comprometidos em abril deste ano; plataforma permite checar se e-mail foi afetado
Cerca de 183 milhões de contas do Gmail tiveram endereços e senhas expostos em um megavazamento de dados, segundo informação divulgada nesta segunda-feira (27) pelo especialista australiano em cibersegurança Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned. Segundo ele, o incidente comprometeu 3,5 terabytes de informações em todo o mundo.
O vazamento ocorreu em abril deste ano, mas só foi revelado agora, por meio da plataforma de Hunt, que permite aos usuários verificar se seus dados foram expostos. "Todos os principais provedores têm endereços de e-mail lá. Eles vêm de todos os lugares que você possa imaginar, mas o Gmail sempre aparece em grande destaque", afirmou o especialista ao Daily Mail.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Para saber se uma conta foi afetada, é possível consultar o site Have I Been Pwned, que mostra se o e-mail esteve envolvido em alguma violação nos últimos dez anos. Caso o endereço tenha sido comprometido, aparece a mensagem: "Ah, não — pwned! Este endereço de e-mail foi encontrado em diversas violações de dados."
A plataforma também informa quais serviços vinculados ao Gmail causaram a exposição, além de datas e tipos de dados vazados.
A recomendação para quem foi afetado é alterar imediatamente a senha e ativar a autenticação multifator, que adiciona camadas extras de segurança e reduz o risco de invasões.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.