Ponto e Vírgula 03/02/2022

Ponto e Vírgula 03/02/2022

Sobe - A Santa Casa de Misericórdia, ao adquirir novos equipamentos para tratar câncer.

Desce - Alguns vereadores da Câmara de Feira, pelo teor de linguagem utilizado, desrespeito ao Regimento Interno da Casa, além de discussões de problemas pessoais durante as sessões.

Civilidade

Ontem (2), durante os preparativos para o sepultamento do empresário Gerson Bullos, presenciei o deputado Zé Neto (PT) se dirigir ao prefeito Colbert Martins (MDB) e saudá-lo com um aperto de mão, que foi retribuído. O deputado informou ao prefeito que colocou no Orçamento deste ano um milhão e meio para o Município, Colbert agradeceu e num momento de um coração que estava sensível ao bem, vaticinou para o petista que ele chegaria aos 100 anos. Eu complementei na hora: "só num momento de contrição como esse, é que Colbert pode desejar isso". Os dois sorriram e pensei que posso passar desse período só para participar desse centenário. Com a presença dos dois, é claro.

Reunião

Na sessão de ontem (2) da Câmara de Feira, a Mesa DIretiva convocou todos os vereadores para uma reunião a portas fechadas que durou cerca de 20 minutos. De acordo com informações recebidas pela reportagem do Jornal Folha do Estado, o assunto foi a avaliação de algumas emendas da LOA, que deve ser votada nos próximos dias. Vamos acompanhar cenas dos próximos capítulos.

Reajuste

Depois do vereador Edvaldo Lima (MDB) subir à Tribuna e parabenizar o presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL) pelo reajuste salarial dos professores, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) em seu pronunciamento afirmou que na verdade, o presidente não merece tantos aplausos assim. "O que ele declarou é que cumpriria o que já está previsto em legislação. A Lei do piso salarial, 11.738 de 2008 que desde a data estabelece o reajuste automático, independente de que governante esteja na presidência. Mas, tem um agravante, que quem faz propaganda esquece que poucos dias antes do MEC emitiu uma nota contra o reajuste", disse o vereador.

Reajuste I

De fato, inicialmente, o Governo Federal estudava a edição de uma medida provisória (MP) para alterar a Lei que vincula a correção do piso da categoria à variação do valor por aluno anual previsto no FUNDEB. O MEC argumentou em janeiro desde ano que, após a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 108, de 2020, as regras do Fundeb mudaram. E, com as modificações, os critérios previstos pela lei que regulamenta o piso não condizem com as regras do novo fundo. "Quando a lei do piso é descumprida pode ser judicializado, como já foi feito com o Governo da Bahia, inclusive", completou Jhonatas Monteiro.

Parabenizou

O vereador Galeguinho SPA (PSB) parabenizou na manhã de ontem (2) o vereador Zé Carneiro (MDB), que acaba de voltar à Casa após um ano no comando da SEMAM. "Destaco a volta do vereador José Carneiro que fez um trabalho significante na SEMAM, trabalho que não se resumiu apenas em apreensão de som, a gente sabe que lá somente dois ou três trabalham de verdade e ele, por sua vez, fez um trabalho magnífico durante 2021, foi relevante e assumiu sua pasta de verdade, é algo que nunca foi visto na secretaria", disse.

O Republicanos

Uma das negociações em curso na disputa pelo governo da Bahia ocorre entre ACM Neto e o Republicanos, de acordo com a coluna Lauro Jardim, em O Globo. Na mesa, estaria a possibilidade de o Republicanos integrar a chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador, indicando um vice ou um candidato ao Senado. Se a articulação vingar, deixará o ministro João Roma a pé. Ou com a possibilidade de migrar para o PL, da dupla Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro.

Weintraub

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) intimou o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, a prestar um depoimento no dia 9 de março para esclarecer um possível compartilhamento de informações sigilosas da Polícia Federal. O episódio em questão refere-se a uma reunião em que Weintraub teria participado, junto ao "governo de transição" que iniciaria o governo do então presidente eleito Jair Bolsonaro. Na ocasião, o Bolsonaro teria informado que recebeu um alerta sobre a operação da Polícia Federal - ainda não deflagrada _ que tinha como um dos alvos o filho do presidente, Flávio Bolsonaro, e seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

Articulações

Além da empreitada para angariar votos em vários campos políticos e assegurar a vitória no pleito de outubro, as articulações do ex-presidente Lula (PT) junto a ex-adversários visa também garantir a governabilidade, caso eleito. De acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, o petista tem dito a interlocutores que pretende contar com maioria no Congresso para derrubar o orçamento paralelo, ferramenta que tem garantido o apoio do Centrão ao governo Bolsonaro.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/