Ponto e Vírgula 03/07/2025

Ponto e Vírgula 03/07/2025

Sobe - Lula, por propor tornar 2 de julho, Dia da Consolidação da Independência. 

Desce - O Congresso nacional, por abocanhar grande fatia das emendas impositivas, subtraindo uma prerrogativa do Executivo. 

2 de Julho 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho, o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência pelo imperador Dom Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822. 

Vaias 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), foi alvo de vaias durante o cortejo das celebrações do 2 de Julho, data da Independência da Bahia, na manhã de quarta-feira (2), no bairro da Lapinha, na capital baiana. O protesto aconteceu em meio à greve dos professores da rede municipal de educação. "Pague os professores! Pague o piso!", gritou um dos manifestantes em meio às vaias. 

Adiou

A Câmara dos Deputados adiou a votação do requerimento que pede urgência para a apreciação de um projeto de lei que prevê corte de benefícios tributários no país, prevista para ocorrer na terça-feira (1º). A proposta foi aprovada pelo Senado em 2023 e avançou na Casa após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sinalizar que sua pasta pretende enviar um projeto de mesmo tema em agosto. O texto foi adiado após um pedido do deputado Mauro Benevides Filho (PDT), que possui uma proposta de mesmo tema. 

Voltou a passar mal 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), passou mal novamente esta semana e cancelou sua presença, em um evento do PL, que ocorreria em Brasília, no Distrito Federal. O filho do político, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), compartilhou um comunicado, assinado pelo pai, em seu perfil no X, onde afirma também que "ficam suspensas as agendas de Santa Catarina e Rondônia". Segundo matéria do InfoMoney, o político recebeu um possível diagnóstico de pneumonia viral, no final de junho e, desde a data, tem sofrido com soluços e vômitos. 

Justiça 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), instaurou uma sindicância para apurar suposto superfaturamento e atrasos, na execução da obra de reforma e ampliação do Anexo II da sede do órgão, em Salvador. O contrato, firmado com a Construtora Andrade Mendonça Ltda., atualmente denominada Sian Engenharia Ltda., teve um aumento de custo superior a R$ 10,3 milhões, levantando suspeitas de irregularidades na condução do projeto. 

Pré-candidato

O PSOL oficializou esta semana a pré-candidatura de Kleber Rosa ao governo da Bahia para as eleições de 2026. A decisão foi formalizada por meio de um manifesto assinado por diversas correntes internas do partido, que apontam Rosa como nome viável para liderar a chapa majoritária da sigla rumo ao Palácio de Ondina. 

Vetou 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vetou os depoimentos dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), como testemunhas na ação penal que investiga uma suposta trama golpista. Ambos haviam sido arrolados como testemunhas de defesa de Filipe Martins, ex-assessor internacional de Bolsonaro e um dos réus do chamado núcleo 2 da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que apura a tentativa de subverter a ordem democrática. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 04 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/