Ponto e Vírgula 04/02/2025

Ponto e Vírgula 04/02/2025

Sobe - Feirense Maria Lúcia Longuinho, por ser eleita 1ª princesa do Carnaval da Bahia 2026. 

Desce - Políticos, que buscam acordão para frear investigações, em ano eleitoral.

Otto, Kassab e ACM Neto 

O presidente do PSD na Bahia, o senador Otto Alencar, utilizou as redes sociais para desmentir a informação de que o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, tenha se reunido com ACM Neto (União Brasil), principal nome da oposição a Jerônimo Rodrigues (PT), na Bahia e pré-candidato ao governo do Estado. O encontro do ex-prefeito de Salvador com Kassab seria uma tentativa de ACM Neto tentar se filiar ao PSD. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Otto classificou a informação como falsa e acusou a disseminação do boato de ter motivação política.

Lula e o Carnaval 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve fazer um tour por três capitais brasileiras durante o Carnaval. Em ano eleitoral, de acordo com fontes do Palácio do Planalto, o petista passará por Recife, Salvador e Rio de Janeiro. A informação é da CNN. Lula vai desembarcar na noite de sexta-feira de Carnaval (13), para acompanhar o desfile do bloco Galo da Madrugada, previsto para a manhã seguinte. Em seguida, na tarde de sábado (14), Lula embarca para Salvador, onde deve manter uma agenda curta. Acompanhando o presidente, estarão a primeira-dama Janja, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Por fim, o presidente termina seu tour, no Rio de Janeiro, onde vai assistir, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, o desfile da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói.

Desvio de emendas 

A Polícia Federal prevê intensificar o ritmo das operações sobre suspeitas de irregularidades em emendas parlamentares até o período eleitoral, que se inicia no segundo semestre. Sob reserva, há entendimento tanto na PF quanto na PGR (Procuradoria-Geral da República), de que existe material suficiente sob escrutínio de investigadores para que as ações, com potencial de desgaste na relação com o Congresso Nacional, aconteçam com frequência nos próximos meses. A ideia é ampliar as operações até as eleições - e não durante - para evitar que a PF seja usada em temas políticos.

Escala 6x1 

O líder do PT, na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o governo deve enviar, após o Carnaval, o projeto de lei com urgência constitucional para acabar com a escala 6x1. A pauta é uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será explorada na campanha eleitoral deste ano. Projetos de lei com urgência constitucional precisam ser votados em até 45 dias. Caso não sejam analisados nesse prazo, trancam a pauta da Câmara ou do Senado. Atualmente, a discussão da 6x1 acontece, no âmbito de um projeto de lei e uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), sem prazo.

Preso 

O ex-presidente do Rio previdência, Deivis Marcon Antunes, foi preso, ontem (3), por agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal em Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro. Após retornar dos Estados Unidos, Deivis desembarcou no Aeroporto de Guarulhos e alugou um carro para seguir ao Rio de Janeiro. No trajeto, ele foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Itatiaia, e encaminhado à delegacia da Polícia Federal, em Volta Redonda, de onde será levado ao Rio. Deivis foi preso durante a segunda fase da Operação Barco de Papel, deflagrada pela PF, que cumpre 3 mandados de prisão temporária e 9 de busca e apreensão, no RJ e em SC.

Cenário do PSD 

Durante a sessão solene que marcou a retomada dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã de ontem (3), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), comentou o cenário político envolvendo o seu partido após o anúncio do senador Angelo Coronel de que deixará a legenda e a base do governador Jerônimo Rodrigues. Questionada pelo Política Livre sobre o tema, Ivana Bastos adotou um tom conciliador, mas deixou claro o posicionamento do partido. "O senador Angelo Coronel é um amigo querido. Fundamos o partido juntos, ele deixa a sua história e o seu respeito. Eu gostaria muito que as coisas tivessem terminado de outra maneira, que o PSD marchasse também com ele", declarou.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 04 Fevereiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/