Ponto e Vírgula 04/06/2022

Ponto e Vírgula 04/06/2022

Sobe - Estudantes feirenses por conquistarem diversas medalhas no Concurso internacional de Matemática.

Desce - Partidos políticos que não promovem a igualdade de gênero.

Solla

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) excluiu uma publicação de 2017 em que ele acusava o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de ser ligado a uma facção criminosa de São Paulo. Após internautas resgatarem a declaração do petista, a postagem saiu do ar. Ao clicar no endereço eletrônico correspondente à fala, a rede social exibe a seguinte mensagem: "Este tweet foi excluído pelo autor".

Corporativo

Em planilhas sem conexão com a internet, nas mãos da Secretaria-Geral da Presidência, estão dados tabulados pelo governo sobre os gastos do presidente Jair Bolsonaro (PL), da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do entorno mais íntimo de ambos no cartão corporativo. É o que aponta reportagem da revista Veja. Até então, nenhuma informação sobre essas despesas tinham vindo a público. Uma auditoria sigilosa realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas faturas dos cartões corporativos durante o governo Bolsonaro mostrou que os gastos totalizam mais de R$ 21 milhões.

Pedofilia

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que proíbe que condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes exerçam profissão relacionada a esse público. A medida aprovada é o projeto de lei (PL) substitutivo do deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR), que uniu em um só texto proposições semelhantes apresentadas pelos colegas Lucas Redecker (PSDB-RS) e Alexandre Frota (PSDB-SP).

Pesquisas

Se as eleições presidenciais fossem hoje, Lula (PT) venceria no primeiro turno? O agregador de pesquisas do Estadão, que mostra a taxa de votos válidos dos candidatos, aponta que o petista teria chances, mas com uma margem muito apertada. Na Média Estadão Dados de votos válidos, formada a partir de dados e linhas de tendências de todas as pesquisas recentes, Lula aparece com 52%, contra 33% de Jair Bolsonaro (PL). Para vencer no primeiro turno, um candidato necessita da maioria absoluta dos votos válidos, ou seja, 50% mais um.

Emocional

Um fato inusitado chocou os vereadores e as pessoas que acompanhavam a transmissão, ao vivo, da sessão da Câmara Municipal de Itabela, na quinta (2). O vereador Renaldo da Feira (Pros), durante seu discurso, aparentemente abalado e afirmando "que às vezes só resta uma solução", retirou do bolso uma corda e amarrou no pescoço, em uma clara tentativa de suicídio. A ação foi frustrada pelos colegas, que socorreram e retiraram as cordas das mãos do vereador e a transmissão ao vivo foi interrompida. Não há informações do estado emocional do vereador. Informações do blog Bahia na Política.

Gusttavo Lima

A Justiça acatou pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que proibiu a realização da XVI Festa da Banana, prevista para acontecer entre hoje, 04, e dia 13 de junho, em Teolândia, no sul da Bahia, com apresentação do sertanejo Gusttavo Lima. Caso a determinação seja descumprida, será aplicada uma multa correspondente ao dobro do valor do contrato.

Representação

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) acataram na sessão realizada em 31/05, uma denúncia formulada contra o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, em razão de irregularidades na contratação - por inexigibilidade de licitação - de empresas para prestação de serviços de contabilidade e jurídico nos anos de 2017 e 2018.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/